SAÚDE

18 Benefícios do Coentro – Para Que Serve e Propriedades

Muito apreciado em nossa tradicional cozinha nordestina, o coentro é uma planta de origem asiática que já era conhecida e utilizada pelos egípcios há mais de dois mil anos. Embora seu uso atual seja principalmente na forma de tempero na cozinha, os povos antigos usavam o coentro como uma planta medicinal, devido às suas propriedades calmantes, digestivas e até mesmo afrodisíacas.

Algumas pessoas não gostam do coentro devido ao seu gosto forte e por ele praticamente esconder os outros sabores do prato. É possível, no entanto, utilizar o coentro na salada, no suco verde ou até mesmo como chá, com receitas que permitem obter todos os benefícios do coentro sem precisar comprometer o paladar do restante da família.

O coentro pode ser encontrado na forma de folhas frescas ou sementes, sendo que ambos possuem propriedades importantes para o bom funcionamento do organismo. Veja 18 benefícios do coentro para boa forma e saúde abaixo:

1. Facilita a perda de Peso

Sim, o coentro emagrece e contribui para a manutenção de um peso saudável em longo prazo. É claro que comer de tudo e somente acrescentar umas folhinhas de coentro de vez em quando no prato não fará diferença alguma na balança, mas você pode utilizar o coentro como um grande aliado do emagrecimento em conjunto com uma dieta equilibrada.

O consumo regular de coentro ajuda a emagrecer por dois motivos:

 
  • Impede o acúmulo de gordura: as folhas de coentro contêm limoneno, uma substância química que age como um hormônio natural e dificulta o acúmulo de gordura na região abdominal. Isso ocorre porque o limoneno impede a absorção de uma parte das gorduras saturadas no sistema digestivo, o que permite que elas sejam mais facilmente eliminadas.
  • Melhora o sabor dos alimentos: o uso de coentro como tempero pode ajudar você a sentir menos fome, pois um prato bem temperado oferece maior poder de saciedade. Além disso, o coentro pode substituir outros temperos mais calóricos, como caldos prontos e molhos para salada.

Além de consumir o coentro fresco em saladas ou como finalizador de alguns pratos, experimente tomar o chá de coentro para emagrecer. Além de fácil preparo, pode ser tomado a qualquer hora do dia e ainda ajuda a aumentar o seu consumo diário de líquidos.

– Como fazer chá de coentro para emagrecer 

Utilizar:

  • 1 litro de água;
  • 1 punhado de folhas de coentro higienizadas;
  • 2 colheres de sopa de sementes de coentro.

Leve a água ao fogo, e assim que levantar fervura acrescente as sementes e deixe em fogo baixo por 3 minutos. Em seguida, desligue o fogo e acrescente as folhas de coentro, tampando a panela e mantendo-a abafada por 10 minutos. Tome o chá coado ao longo do dia, sem açúcar ou adoçante.

– Modo de preparo de suco de coentro

 

suco de coentro

O coentro atua como um agente detox, pois facilita o trabalho do fígado na eliminação das toxinas e contribui para uma diminuição das inflamações. E já sabemos que menos inflamação significa menor acúmulo de gordura e diminuição do peso.

Para potencializar os benefícios do coentro, acrescente ao suco folhas verdes frescas, sem os talinhos.

 

Ingredientes para um suco de coentro para desintoxicar e emagrecer:

  • 1 xícara de folhas frescas de coentro;
  • 1 xícara de folhas de espinafre;
  • 1/2 xícara de talos de salsão picados;
  • 600 ml de água mineral;
  • Cubos de gelo a gosto.

Bata tudo no liquidificador e tome sem coar, para obter todos os benefícios do coentro sem perder as fibras digestivas. Se preferir um suco menos espesso, acrescente mais água.

2. Controla as taxas de glicose

De acordo com um estudo publicado no “Indian Journal of Experimental Biology”, o coentro ajuda a controlar as taxas de açúcar do sangue e também tem um potencial antioxidante, combatendo radicais livres.

Em uma pesquisa feita com animais de laboratório diabéticos, o extrato de semente de coentro contribuiu para diminuir significativamente os níveis de açúcar e insulina na corrente sanguínea. O extrato também se mostrou capaz de reestabelecer os níveis normais de antioxidantes que havia diminuindo em razão da diabetes. Lembrando que os antioxidantes contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças graves, entre elas o câncer.

3. Diminui a pressão arterial

Mais um dos benefícios do coentro é regular os níveis de pressão arterial, reduzindo a hipertensão. O coentro é rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês, além de quase não conter sódio. O balanço iônico entre as altas concentrações de magnésio e as baixas quantidades de sódio ajuda a controlar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão.

4. Melhora a Digestão

As folhas de coentro são utilizadas há séculos pelos povos asiáticos para auxiliar no tratamento de males digestivos, como gases, náuseas, má digestão e dores abdominais. Isso ocorre devidos às propriedades do coentro de estimular o organismo a produzir mais enzimas e sucos digestivos, facilitando a digestão e impedindo a formação de gases.

O coentro também estimula o peristaltismo, ou seja, os movimentos que facilitam e aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo. Isso torna o coentro um laxante suave e natural. Já suas folhas desidratadas podem ser utilizadas para combater crises de vômito e diarreia.

Mais um dos benefícios do coentro na digestão é melhorar as funções do fígado, um dos órgãos mais importantes para quem precisa emagrecer.

5. Elimina metais pesados

Nós sempre nos preocupamos em comer mais legumes e verduras, mas infelizmente muitos deles podem estar contaminados com metais pesados devido ao uso de determinados agrotóxicos. E não somente os vegetais: alguns peixes, panelas e até mesmo nossa água podem estar nos contaminando com metais pesados.

Nessa situação, o coentro pode ser um aliado, pois ajuda a eliminar metais como o alumínio, chumbo e mercúrio do nosso corpo, de maneira simples e natural.

Nesse processo, conhecido como quelação, o coentro se liga aos metais pesados que estão estocados em células gordurosas e os joga para a corrente sanguínea, o que facilita sua eliminação.

6. Fornece Vitamina C

 

maáo de coentro

O coentro é uma excelente fonte de vitamina C e de outras vitaminas essenciais, como o ácido fólico, a vitamina A e o betacaroteno. Estudos indicam que somente uma pequena quantidade de folhas e sementes de coentro já é suficiente para suprir mais de 1/3 de nossas necessidades diárias de vitamina C.

Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C também atua na formação de colágeno, nutriente essencial para evitar a flacidez e manter a saúde da pele.

7. Atua como Antibacteriano e Antifúngico

Um composto conhecido como dodecenal está presente nas folhas de coentro e é o responsável pela capacidade dessa planta de eliminar diversos tipos de bactérias, como é o caso da salmonela. Isso impede a ocorrência de intoxicação alimentar que pode ocorrer após você consumir uma maionese caseira feita com ovos, por exemplo.

Essa propriedade também torna o coentro um ótimo enxaguante bucal, que pode ser utilizado para manter a saúde oral e fazer gargarejos, impedindo infecções de garganta e melhorando o mau hálito. Pequenas infecções causadas por fungos também podem ser combatidas com o uso regular de coentro.

8. Auxilia o coração 

Podemos encontrar no coentro compostos que ajudam a melhorar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardíacas. Antioxidantes, vitaminas, óleos essenciais e fibra alimentar são alguns deles, que atuam na diminuição das taxas de LDL (colesterol ruim) e contribuem para elevar os níveis do bom colesterol (HDL).

Outro dos benefícios do coentro é impedir a arteriosclerose, o enrijecimento das artérias devido ao acúmulo de placas de gordura. O coentro atua dissolvendo o LDL que está acumulado nas paredes desses vasos, reduzindo assim o risco de doenças do coração.

9. É rico em antioxidantes

As folhas de coentro fornecem ótimas propriedades antioxidantes, como por exemplo a quercetina, um famoso flavonoide também presente na maçã.

Os principais benefícios do coentro por conter antioxidantes são combater os radicais livres e impedir a degeneração precoce de células sadias. Na prática, isso significa que o coentro pode auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce e também diminuir o risco de algumas doenças degenerativas, como Mal de Alzheimer, e outras condições como o câncer e o diabetes. 

10. Funciona como relaxante muscular

As propriedades do coentro benéficas para o nosso corpo não param por aí. Além de fortalecer o sistema cardiovascular, melhorar a digestão e prevenir doenças, o coentro também atua como um relaxante muscular.

Para quem malha, o coentro pode ser uma ótima sugestão para ajudar na recuperação após treinos pesados e que deixam o corpo dolorido. O coentro irá relaxar a musculatura e facilitar a recuperação muscular, permitindo que você não se sinta tão cansado em seu próximo treino.

11. Acalma a mente

Essa propriedade relaxante do coentro também o torna um ótimo tranquilizante natural, que pode ser utilizado para tratar a ansiedade e diminuir a tensão causada pelo estresse. O suco de coentro, salsão e pepino tomado no final da tarde pode ser uma boa dica para repor as vitaminas B e acalmar a mente após um longo dia.

12. Promove o crescimento de cabelo

A aplicação de suco concentrado de coentro diretamente sobre o couro cabeludo contribui para o nascimento de novos fios de cabelo, pois fornece nutrientes diretamente para os folículos capilares. Faça o suco batendo um punhado de coentro no liquidificador com apenas um pouco de água, e massageie lentamente o suco sobre a cabeça.

Para melhores resultados, repita o procedimento regularmente durante 3 ou 4 semanas, sempre fazendo movimentos suaves e deixando o suco agir por pelo menos 40 minutos.

13. Melhora a saúde da pele

A grande concentração de vitaminas e antioxidantes torna o coentro um grande amigo da saúde da pele. A produção de colágeno garantida pela vitamina C mantém a firmeza e a elasticidade, evitando a tão indesejada flacidez.

Para quem tem pele oleosa, uma dica é aplicar suco de coentro sobre o rosto, deixando descansar por uma hora e enxaguando em seguida com água fria.

14. Combate a insônia

O coentro melhora o sono graças às suas propriedades relaxantes, que permitem uma diminuição da ansiedade e do estresse. Assim, o coentro contribui para uma boa noite de sono porque ajuda a diminuir tanto o cansaço físico quanto o mental.

15. É um anti-inflamatório natural

O coentro possui atividade anti-inflamatória que o permite aliviar dores causadas por condições inflamatórias como artrite e também reduzir pequenos inchaços. Essa propriedade também protege o sistema nervoso contra os danos causados por doenças degenerativas.

16. Tem ação diurética

Parece que os benefícios do coentro não acabam mais! E é quase isso: o coentro é extremamente benéfico para vários aspectos da nossa saúde, inclusive a renal. Para quem tem retenção de líquidos, o suco ou chá de coentro servem para estimular o funcionamento dos rins, fazendo do coentro um excelente diurético natural.

17. Trata cravos e espinhas

Para fazer uma limpeza de pele natural, misture 1 colher de suco de coentro concentrado com 1 colher de suco de lima. Aplique na área a ser tratada e deixe agindo por uma hora. Enxágue com água levemente morna.

18. Contribui para a saúde dos olhos

Tido como um dos melhores remédios naturais para o tratamento da conjuntivite, o coentro também atua na prevenção da coceira dos olhos e de outras infecções, graças ao seu alto teor de antioxidantes e capacidade anti-inflamatória.

Benefícios da semente de coentro

 

sementes de coentro

Além de todos os benefícios do coentro que vimos acima, existem ainda outras propriedades que são proporcionadas em grande parte pelas suas sementes. Principais benefícios da semente de coentro:

  • Ajuda a regular os níveis de alguns hormônios femininos durante a menstruação, amenizado as cólicas e controlando o excesso de fluxo sanguíneo. Para obter esse benefício, deixe as sementes de molho em água durante a noite e tome todo o conteúdo do copo na manhã seguinte;
  • Graças à presença de ácido palmítico, ácido esteárico e ácido ascórbico, essa semente contribui para elevar os níveis do bom colesterol (HDL) e diminuir o LDL (mau colesterol);
  • O óleo extraído da semente é um poderoso antisséptico que pode ser bastante útil na cura de úlceras na boca;
  • Embora não exista comprovação científica, as sementes de coentro são utilizadas há muito tempo para aumentar a libido;
  • Mastigar sementes de coentro pode eliminar o mau hálito.

Plante seu próprio coentro 

 

vaso de coentro

Agora que você já viu todos os benefícios do coentro, que tal ter colher essas folhas frescas diretamente na sua casa?

Mesmo que você more em um apartamento, ainda assim poderá ter um vasinho com coentro sempre pronto para ser colhido. Basta comprar um pouquinho de terra vegetal, algumas sementinhas, regar e então deixar o coentro na varanda (com sol indireto).

Se você tem um jardim ou horta, saiba que o coentro ajuda a afastar possíveis predadores das suas plantas, como as formigas cortadeiras que são afastadas pelo cheiro forte.

Quantidade

Não existe uma quantidade exata para obter todos os benefícios do coentro, mas a recomendação é que você consuma a planta e/ou suas sementes pelo menos algumas vezes na semana para ter melhores resultados para a boa forma e saúde.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar