GERAL

Além de dar sabor, sal deixa a casa mais limpa; veja usos

Derivado dos elementos químicos cloro (Cl-) e sódio (Na+), o cloreto de sódio (NaCl) é um sólido cristalino solúvel em água muito usado como tempero. O sal de cozinha também é um forte aliado na limpeza e não só quando compõem produtos como os detergentes e alvejantes.

Usado de maneira isolada ou combinado a outros ingredientes naturais, como o limão, o sal desinfeta e combate fungos e bactérias, além de remover manchas de gordura e reavivar o brilho da prata. Veja algumas aplicações domésticas, segundo as dicas dadas ao UOL Casa e Decoração pelo biomédico Roberto Figueiredo (Dr. Bactéria) e a “home organizer” Ingrid Lisboa.

Biodegradável

Getty Images Getty Images

Limpe a cozinha

Para tirar mofo, eliminar maus odores e desinfetar geladeiras e armários de cozinha, faça uma mistura com quatro colheres (sopa) de sal, um litro de água e um litro de vinagre. Aplique a mistura com o auxílio de um borrifador e espalhe com um pano úmido, secando em seguida. Evite utilizar a solução sobre superfícies com verniz ou de mármore, pois o vinagre pode danificar tais materiais.

Getty Images Getty Images

Desengordure o fogão

Hummm, você fez aquela friturinha no fim de semana, mas o fogão ficou engordurado? Para facilitar a limpeza, espalhe um pouco de sal sobre a gordura ou a oleosidade e deixe agir por alguns minutos, antes de limpar como de costume (com esponja macia e detergente neutro). O sal tem propriedade desidratante e faz com que a sujidade se transforme em uma crosta, que pode ser descolada facilmente da superfície.

Getty Images Getty Images

Panelas limpas, prata brilhante

A mistura de um litro de água quente, quatro colheres (chá) de sal e o suco de dois limões ajuda a limpar panelas queimadas, bem como a tirar a ferrugem de recipientes de ferro. Bastar aplicar a solução com um borrifador e esfregar. Depois lave como de costume. Para devolver o brilho à prataria, basta submergir a peça nesse “caldo” por alguns minutos, enxaguar e, em seguida, secar com um pano bem macio.

Getty Images Getty Images

Remova manchas

Óleo no tapete? Misture uma colher (chá) de sal e quatro colheres (sopa) de álcool e borrife a solução sobre a mancha no tecido ou tapete, deixando a área descansar por alguns minutos. Então, use o papel toalha e uma escova macia para finalizar a limpeza. Manchas de água na madeira? Faça uma pasta utilizando uma colher (sopa) de sal para duas de óleo. Aplique sobre a área manchada do móvel, retirando a mistura depois de alguns minutos com a ajuda de um pano seco. ATENÇÃO!! Recomendamos que um teste seja feito em uma área pequena e periférica da peça, para verificar se haverá danos à fazenda ou à tapeçaria, bem como à madeira.

Getty Images Getty Images

Evite que as roupas desbotem

As roupas estão perdendo o viço? Impeça ou interrompa o processo dissolvendo uma colher (sopa) de sal na bacia ou em um balde de água e deixe as peças coloridas (mas cuidado com a mistura das cores, certifique-se de que elas não soltam tinta!) de molho por alguns minutos, antes de começar a lavagem à mão ou à máquina. Se optar por incluir o sal na máquina, dissolva cerca de 100 g em água, antes do ciclo inicial de lavagem.

COLABORAÇÃO:
José Alves de Araújo
BARRA PORTAL

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar