Obras da Adutora TransParaíba devem começar em até 45 dias, diz Ricardo Coutinho

Na manhã desta quarta-feira (10), o governador Ricardo Coutinho assinou a ordem de abertura da licitação durante a realização da Caravana Curimataú

271

Nos próximos dias estarão disponíveis dois editais de licitação para possibilitar a execução das obras da Adutora TransParaíba. Na manhã desta quarta-feira (10), o governador Ricardo Coutinho assinou a ordem de abertura da licitação durante a realização da Caravana Curimataú, que percorre seis dos 19 municípios beneficiados pela obra: Soledade, São Vicente do Seridó, Cubati, Pedra Lavrada, Nova Palmeira e Picuí.

De acordo com Ricardo Coutinho, “amanhã já sai o edital do registro de preços dos tubos. Nós vamos comprar os tubos por fora através da Cagepa para baratear e para agilizar. E na próxima semana o edital para a obra já estará também nas ruas”. O custo dos tubos corresponde a 55% do valor total da obra, segundo Ricardo.

Devido aos prazos de concorrência, a obra deve começar ainda nos próximos 45 dias. “Você tem 45 dias para que a gente possa estar dando a Ordem de Serviço para o início dessas obras que será exatamente todo esse eixo central contando com a estação de tratamento de água lá em Boqueirão”, antecipou o governador.

No projeto da Adutora está prevista a construção de uma Estação de Tratamento de águas que vão sair do Açude de Boqueirão, com capacidade para tratar 544 litros por segundo. “Toda a água já vem tratada e ela será bombeada através de 21 estações elevatórias de bombeamento e chegará a 19 cidades”, explicou o governador Ricardo Coutinho.

O governador ainda ressaltou que esta será a maior obra feita com recursos próprios na Paraíba, com investimentos previstos da ordem de R$ 220 milhões. O grande desafio que Ricardo Coutinho puxou para o Governo do Estado “é integrar o São Francisco com a região mais seca da Paraíba, que é o Seridó e o Curimataú”.