GERAL

SAÚDE ANIMAL: Gestação em cadelas

A gestação em cadelas ou (gravidez em cadelas) é um período de grande importância em todas as espécies de mamíferos, o que não difere com as cadelas.

Gestação da cadela – Tempo de duração

A gestação dura de 58-62 dias, muito mais rápido, comparado a gestação dos humanos, mas apesar das pessoas sempre buscarem similaridades entre as espécies, no quesito hormonal/gestacional ocorrem grandes divergências.

Cio da cadela – Tempo de duração

As cadelas possuem um ciclo bem definido, ciclam ou entram no cio a cada 6 meses em media, com rara exceções,e sendo raras não devem ser notadas.
O cio da cadela dura me media 13-15 dias, sendo que o período fértil, em que ocorre o cruzamento,ela só permite durante o período fértil que ocorre a partir do decimo primeiro dia de sangramento ao décimo quinto dia,portanto antes disso ela não permite a monta, ou o cruzamento. Após o cruzamento,cerca de 20-30 dias deve ser avaliada por um veterinário para confirmação da prenhes.

Gestação em cadelas – Alimentação

A partir do diagnostico, sua alimentação deve ser modificada para raçao de filhotes a qual tem mais vitaminas, cálcio, proteína, ajudando assim na sua necessidade calórica gestacional. Em raças grandes e/ou gigantes as vezes é necessário a suplementação desses em formas farmacêuticas. Saiba mais sobre os cuidados com a nutrição na gestação em cadelas.

Cadelas gravidas – Cuidados especiais

A gestação das raças braquicefálicas como Pug, devem ser cuidadas mais de perto, inclusive o parto deve ser assistido e não raramente por cesariana,devido a anatomia especifica.
Após 58-62 dias a cadela diminui a sua atividade motora,no dia do parto pode ou não alimentar-se,mas normalmente não se alimenta e ao sinal das contrações, normalmente se deita em decúbito lateral e quanto mais curtas as ondas de contração,mais perto está o nascimento dos filhotes.
Esse momento apesar de causar grande curiosidade em pessoas, o ambiente deve ser o mais calmo possível, em meia luz e sem grande movimentação,para que a mãe se sinta segura em parir seus filhotes,ao qual ela manterá sobre seus cuidados.

Cadelas gravidas – Nascimento dos filhotes

A partir do nascimento do filhote, normalmente a mãe tem condições de fazer tudo sozinha, salva exceções, e então ela rasga a placenta, corta o cordão umbilical, cessa o sangramento do cordão, em seguida inicia a limpeza das narinas, ajudando assim o filhote a respirar, após lambe a região torácica para estimular seu batimento cardíaco, limpa todo o filhote, come a placenta para deixar o local limpo para os demais nascimentos (essa situação se estiver sendo assistida, descartar a placenta é uma boa opção), e enfim o direciona as mamas, estimulando esse a receber o colostro.

Cadelas grávidas – Cesariana

O intervalo entre os filhotes não deve exceder duas horas, pois isso tem um grande indicio de parto distócico e somente o veterinário tem condição de avaliar e indicar a necessidade de cesárea. Ao final do parto, a mãe com certeza esta exausta,cansada e continua seu trabalho imediatamente após o nascimento, limpando,aquecendo e cuidando de seus filhotes.
Os cuidados são feitos somente pela mãe,claro se esta estiver saudável e com leite suficiente para a ninhada e somente a partir de 30 dias é que se da inicio a alimentação. A mãe é responsável também pela higienização sanitária dos filhotes ate em media 15-20 dias, limpando seus dejetos. A cadela volta ao ciclo estral e em média 4 meses após o parto encontra-se em seu período fértil novamente.

M.V. Dra. Angelica Lang Klaussner
CRMV 9579

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Confira as dicas sobre gestação canina:

1- As vacinas tanto da fêmea quando do macho devem estar em dia durante a gestação;

2- Sua cadela deve ser acompanhada por um veterinário durante todo o período;

3- Fique atento às três primeiras semanas de gestação, pois o peso varia pouco e se houver muita perda de peso procure rapidamente o veterinário;

4- Na terceira semana a cadela normalmente perde o apetite. Para estimulá-la a comer umedeça a ração;

5- Depois dos 30 primeiros dias de gestação, a fêmea deve receber uma ração especial com mais proteína e mais calórica;

6- Faça atividades com a cadela prenha. Caminhadas leves são recomendadas, pois os músculos precisam estar fortalecidos para o parto;

7- Evite estressar o animal para que ele não tenha um parto prematuro;

8- Quanto estiver próximo do parto a fêmea passa a se sentir mais sonolenta e preguiçosa. Não se preocupe, pois é normal;

9- Na última semana prepare um cantinho especial, longe de barulhos e movimento e coloque lençóis velhos, jornais e uma caixa de papelão para que ela possa parir e seja fácil de limpar depois;

10- Após as contrações, o primeiro filhote pode levar até 4h para nascer. Se isso não acontecer chame o veterinário. O intervalo de nascimento entre um filhote e outro é de 15 minutos a 1h.

PESQUISA TÉCNICA/COLABORAÇÃO:

José Alves de Araújo
            TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
                          EMATER PB

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar