Connect with us

PARAÍBA

Barragens e açudes da PB só somam 21% do armazenamento e deixam 195 mil sem água

Publicado

em

O secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho, confirmou a informação trazida pelo Portal Correio, nessa quarta-feira (18), sobre a situação crítica dos recursos hídricos da Paraíba. A Paraíba tem volume atual de apenas 789,9 milhões de metros cúbicos, quando a capacidade é de 3,7 bilhões de metros cúbicos (m³). Ou seja, os mananciais monitorados pelo Estado dispõem apenas de 21,09% do total de seus volumes.


Para debater a crise hídrica, econômica e o futuro imediato da Paraíba, o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho, estará nesta quinta-feira (19), na Aula Magna da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), integrante da rede internacional de universidades Laureate. O evento vai acontecer no Teatro Ariano Suassuna no Colégio Marista Pio X, a partir das 18h30.

A Aula Magna trará como tema o ‘Desenvolvimento Socioeconômico na Paraíba: perspectivas profissionais. Após a aula, será realizado um debate sobre o assunto tratado. O evento é destinado a todos os estudantes das 24 graduações ofertadas pela FPB e integra o calendário acadêmico da instituição.

Perfil

O palestrante é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem pós-graduação em Metodologia do Ensino Técnico. Exerceu a função de diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IPEP), secretário de Planejamento da Prefeitura de Bayeux, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), assessor da Secretaria de Planejamento de João Pessoa e secretário de Habitação da capital, onde também exerceu o cargo de secretário da Infraestrutura.

Situação da Paraíba

Segundo o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) confirmou ao Portal Correio, açudes do Sertão da Paraíba estão com níveis mais baixos da história. O engenheiro André Sarmento, disse na tarde dessa terça-feira (17) que os açudes do Sertão do estado estão com os níveis mais baixos da história. As chuvas recentes ainda não têm sido suficientes.

Em janeiro deste ano, o abastecimento de água estava paralisado em 17 municípios e em cinco cidades, deixando 195.380 habitantes sem água. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a Paraíba possui 51 reservatórios com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total, 37 em observação, e 36 reservatórios em situação crítica.

Para se ter uma ideia da escassez de água nos reservatórios, e como o volume vem baixando nos últimos anos, a Bacia Hidrográfica de Jacu, que abastece Cuité, no Agreste, está em situação crítica, com capacidade de 12.367.300 m³ está acumulando apenas 219.710 m³.

Portal Correio

Continue lendo

PARAÍBA

Empresário José Carlos, dono do Grupo São Braz e da Rede Paraíba de Comunicação, morre vítima de covid-19

Publicado

em

Faleceu nesta sexta-feira (05) em decorrência da Covid-19 o empresário paraibano José Carlos da Silva Júnior, dono do Sistema Paraíba de Comunicação e do Grupo São Braz. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 18 de fevereiro após testar positivo para a covid-19 e acabou não resistindo a uma parada cardiorrespiratória. De acordo com informações obtidas pelo ClickPB, inicialmente José Carlos não manifestou sintomas do novo coronavírus, mas foi internado mesmo assim como forma de prevenção, já que possuía comorbidades e em razão da idade avançada.

José Carlos tinha 93 anos de idade e já ocupou o cargo de senador da Paraíba entre os anos de setembro de 1996 e janeiro de 1997 e de junho a novembro de 1999, quando suplente de Ronaldo Cunha Lima. Ele também foi vice-governador da Paraíba de 1983 a 1986, durante a gestão de Wilson Braga. Wilson Braga também faleceu vítima de covid-19 no mês de maio de 2020.

Natural de Campina Grande, José Carlos era casado com Virgília Henriques de Oliveira Carlos, que faleceu em 2015 aos 89 anos de idade. Ele deixa três filhos: Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire.

Ainda no início da pandemia de covid-19, José Carlos perdeu um neto vítima da doença. Mateus Carlos tinha 34 anos de idade e faleceu no dia 30 de março de 2020, quando estava internado no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa. Mateus foi um dos primeiros paraibanos a falecer em decorrência do novo coronavírus.

O empresário Eduardo Carlos, pai de Mateus e filho de José Carlos, permanece internado em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês se tratando da covid-19. Ele foi internado pouco após o seu pai. 

Continue lendo

PARAÍBA

Com chegada de novas remessas da vacina contra a Covid-19, idosos de 70 a 80 anos na Paraíba serão imunizados até março

Publicado

em

Com a chegada de novas remessas da vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira (3) na Paraíba, a imunização de idosos de 70 a 80 anos na Paraíba será efetivada. A estimativa, segundo o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, em entrevista ao ClickPB, é de que toda a população nessa faixa etária seja imunizada durante todo o mês de março, além dos profissionais de Saúde da linha de frente de combate ao coronavírus. Atualmente estão recebendo as doses os idosos com mais de 75 anos.

De acordo com ele, com a continuidade do envio das remessas das doses de vacinas, no cronograma previsto no Plano Nacional do Ministério da Saúde, conforme forem chegando novas remessas o público alvo será ampliado, sendo assim, a próxima faixa etária será de idosos entre 60 e 69 anos.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quarta-feira (3), a Paraíba já passa de 224.287 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, com 4.588 mortes confirmadas. São 1.118 novos casos e mais 30 mortes na última atualização. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença e 206 cidades registraram óbitos.

ClickPB

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados