Apelidada popularmente de “insulina natural”, a batata yacon ganhou destaque depois que pesquisadores da Universidade de Fukushima, no Japão, encontraram nela uma substância semelhante à insulina, capaz de reduzir as taxas de glicose no sangue. Esses estudos concluíram que o tubérculo, originário dos Andes, pode contribuir no tratamento de diabetes. O efeito benéfico decorre de uma interessante combinação de nutrientes. O carboidrato presente ali, a inulina, é um tipo de açúcar de baixa caloria, que não promove picos de glicemia, embora garanta o aporte de energia necessário às atividades diárias. Além disso, fornece fibras alimentares, que estimulam a flora bacteriana intestinal — por isso ela também é indicada em casos de prisão de ventre e colesterol elevado. E ainda traz porções de potássio, um mineral que auxilia no controle da pressão arterial.
Alimento poderoso
Já ouviu falar em amido resistente? O nome é dado ao amido que resiste às enzimas digestivas. Ele estimula a atividade intestinal e desacelera o esvaziamento gástrico. Devido a estas características, reduz a quantidade de insulina em circulação e contribui para maior sensação de saciedade. Pesquisas revelam que o amido resistente pode colaborar na prevenção e tratamento do diabetes tipo 2. Suas fontes são tubérculos como batata e mandioca, leguminosas como feijão e grão-de- bico, além de cereais integrais. A batata yacon não fornece amido, mas outro componente que não fica nada a dever, a inulina. Por chegar íntegra ao intestino grosso, ela também evita as perigosas altas nas taxas de açúcar.
Como consumir
Para se obter os melhores resultados, a batata yacon deve ser consumida crua como uma fruta, não frita ou cozida. Com aparência de batata-doce, ela tem a textura porosa e o sabor semelhante ao da pera. Coma de três a quatro fatias por dia. Ou faça um chá com suas folhas e tome duas vezes ao dia.
Batata Yacon Diabetes mais controlada
Batata Yacon Diabetes melhor controlado. A espécie smallanthus sonchifolius auxilia no controle do diabetes devido a algumas qualidades terapêuticas.
|
|
Das alturas da Cordilheira dos Andes…
… a batata yacon, planta tubércula em forma de arbusto de até 3m de altura, pode vir a ser uma aliado em sua luta contra seu diabetes. Conhecida sob vários nomes como yacon e batata-diet (no Brasil), jicima e yacuma (no Equador), aricoma (na Bolívia), arboloco (na Colômbia) ou yacón (no Peru, na Argentina e Bolívia), essa planta é usada há séculos no tratamento do diabetes.
Partes utilizadas da batata yacon
Você pode utilizar as folhas da planta e a caule em forma de chá, contudo deve saber que o uso prolongado dessas partes, ainda que tenham qualidades hipoglicêmicas, não é recomendado. Quando usado por muito tempo, lesões nos rins são uma consequência bastante indesejada. Além do mais, o efeito sobre os níveis de glicose é passageira e de curta duração. Na realidade, parece que o chá da batata yacon diabetes aumenta a secreção de insulina no pâncreas e por isso baixa os níveis de glicose no sangue. Por isso…
…prefira a batata yacon às folhas e caule.
A batata yacon diabetes é rica em um carboidrato especial chamado de inulina, um oligofrutano. Ele confereum gosto adociado à batata yacon parecido com a pêra e o melão. Devido à sua estrutura química, a inulina eleva os níveis de glicose menos que outros açúcares. A sua absorção pelo organismo é menor e mais lenta. Que mais?
É uma opção saudável…
…e menos prejudicial que a batata comum. Além do mais, é rica em potássio. Também facilita a absorção de minerais no intestino. Você pode consumi-la crua, que na verdade é a melhor opção de consumo. Também pode bater uma fatia da mesma em um suco qualquer.
Defintivamente, a batata yacon é uma boa opção em um cardápio saudável e pode ser incluído de forma simples e fácil em uma alimentação ovo-lacto-vegetal natural-intensiva. No livro “Diabetes – Um Caminho à Cura” você aprende mais quanto à diabetes e seu tratamento natural por meio de uma alimentação natural e original adequado ao ser humano.
1 Comment