Connect with us

SAÚDE

Benefícios das sementes de mamão

Publicado

em

O mamão é uma das frutas mais saudáveis que existem, sendo uma rica fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais, mas será que nós realmente aproveitamos todos os benefícios proporcionados por esta fruta? A maioria das pessoas joga fora as sementes de mamão, sem saber que, além de comestíveis, elas fornecem excelentes benefícios à nossa saúde.

Quais são os benéficos das sementes de mamão?

Reguladores intestinais

Além de vitaminas, as sementes de mamão contêm fibras, que são excelentes para o bom funcionamento do intestino. As fibras atuam como regulares intestinais, favorecendo o hábito de ir ao banheiro regularmente.

Combate a parasitas

As sementes de mamão apresentam os componentes papaína e carpaína, importantes para livrar o nosso organismo da presença de parasitas, atuando como antibacteriano e anti-inflamatório.

A papaína é uma enzima proteolítica que ajuda a manter os elevados níveis de enzimas digestivas na dieta, o que fortalece o ambiente do trato gastrointestinal e torna-o menos propício à instalação de vermes e bactérias.

Já a carpaína é uma substância capaz de matar vermes parasitas e amebas. De acordo com alguns estudos, a ingestão de uma batida de sementes de mamão, durante sete dias, pôde ajudar crianças na Nigéria a se livrar de parasitas.

Desintoxicação do fígado

As propriedades desintoxicantes presentes nas sementes de mamão auxiliam na limpeza do fígado. A ingestão de uma pequena quantidade destas sementes, todos os dias, pode auxiliar no tratamento de doenças como a cirrose e a manter um fígado mais saudável.

Melhora da circulação sanguínea

A fibrina, substância presente nas sementes de mamão, ajuda a estimular a circulação sanguínea no organismo. Esta substância tem a capacidade de reduzir o risco de formação de coágulos e melhorar a qualidade das células, contribuindo, assim, para um bom fluxo de sangue.

Proteção contra o câncer

As sementes de mamão contêm antioxidantes que auxiliam no combate ao câncer, fortalecendo a atividade das enzimas protetoras. As sementes também possuem benzil isotiocianato, um composto capaz de inibir a formação e desenvolvimento das células cancerígenas. Desta forma, as sementes de mamão são importantes no combate a vários tipos de câncer, como o de mama, pulmão, pâncreas, cólon e próstata.

Demais benefícios

De acordo com algumas pesquisas realizadas, o extrato de sementes de mamão pode proteger os rins contra a insuficiência renal. Estas sementes também proporcionam benefícios nos casos de tratamento de cisto, tumor, mioma, bócio e hepatite A e B.

Modos de consumir as sementes de mamão

As sementes podem ser consumidas puras, da maneira como foram retiradas do mamão, ou adicionada a molhos, saladas e sopas. Embora as sementes possam ser adicionadas no preparo de vitaminas e batidas, muitas pessoas concordam que o seu gosto amargo e similar ao de pimenta não combina com essas bebidas.

Após cortar o mamão pela metade, retire as sementes com o auxílio de uma colher grande.

Sementes de mamão com mel

Se você achar que o gosto das sementes é muito forte e amargo, poderá tentar comê-las com 1 colher (chá) de mel. Quando for comer, mastigue as sementes algumas vezes antes de engolir. Nas primeiras semanas, é aconselhável mastigar poucas sementes para se acostumar com o seu sabor. Além disso, em grandes quantidades elas podem causar problemas digestivos se a pessoa não estiver acostumada.

Molho de salada

Outra maneira de usar as sementes é preparando um molho de salada, misturando-as com vinagrete.

Para fazer uma versão de molho de salada de sementes de mamão, siga a seguinte receita:

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de sementes de mamão;
  • 1/4 de um copo de mamão;
  • ¼ de um copo de cebola;
  • ¼ de um copo de coentro;
  • 1 dente de alho;
  • 5 colheres (chá) de gengibre;
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 colher (chá) de mel;
  • ¼ de um copo de azeite de oliva;
  • ½ colher (chá) de sal.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, com exceção do azeite, no liquidificador, até formar um líquido. Devagar, vá colocando o azeite no liquidificador e misture bem.

Esta receita rende 1 copo de molho e pode ser armazenado bem fechado e refrigerado por até uma semana.

RemédioCaseiro

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

SAÚDE

OMS faz apelo para que Brasil “leve a sério” a segunda onda do coronavírus

Publicado

em

A coletiva desta segunda-feira (30) do diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, teve como principal tema o Brasil, e mais especificamente o cenário que o país encara com a consolidação de uma segunda onda da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, que o especialista considerou “muito, muito preocupante”.

Por isso, Ghebreyesus aproveitou sua declaração para fazer um apelo às autoridades brasileiras: “gostaria que o Brasil levasse a sério. O número de casos no país se duplicou entre os dias 2 e 26 de novembro, e as mortes também aumentaram significativamente”.

Atualmente, o Brasil é o terceiro país do mundo com mais casos de covid-19 (infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2), com mais de 6,3 milhões de infectados, número que é superado pela Índia (9,4 milhões) e pelos Estados Unidos (13,5 milhões). Em número de mortes, o Brasil está em segundo lugar no planeta, com 173 mil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que registra 267 mil óbitos.

Além da postura negacionista do governo de Jair Bolsonaro, que tem se mostrado contrário às medidas de proteção contra o vírus, como o distanciamento social e o uso de máscaras, as contradições do Brasil também incluíram uma política errática sobre a pandemia durante a campanha eleitoral.

Atoridades como o governador de São Paulo, João Dória, e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (candidato à reeleição) se negaram a admitir um crescimento no número de casos, apesar de vários hospitais afirmarem estar perto da situação de colapso. Durante um debate com Guilherme Boulos, seu adversário na disputa municipal, Covas chegou a acusá-lo de “fazer terrorismo” ao falar em segunda onda da pandemia.

Curiosamente, nesta mesma segunda-feira, um dia depois do segundo turno das eleições municipais – que, no caso de São Paulo, terminou com a reeleição de Covas –, tanto o governador quanto o prefeito esqueceram do que foi negado por eles durante as últimas semanas, admitiram que os casos de covid-19 aumentaram e decretaram “fase amarela” nos territórios que administram.

Revista Fórum

Continue lendo

BRASIL

Covid-19: Brasil registra 24.468 casos e 272 mortes em 24 horas

Publicado

em

O Brasil registrou neste domingo (29) 6.314.740 casos confirmados do novo coronavírus, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Foram computados 24.468 novos casos e 272 mortes nas últimas 24 horas e existem 2.177 óbitos em investigação. Desde o início da pandemia ocorreram em todo o país 172.833 óbitos. 

Conforme o balanço, 563.789 pessoas estão em acompanhamento. O número de recuperados está em 5.578.118.

Nos estados

Os estados com mais mortes pela covid-19 são São Paulo (42.076), Rio de Janeiro (22.561), Minas Gerais (10.031), Ceará (9.607) e Pernambuco (9.030). As unidades da Federação com menos óbitos pela doença são Acre (723), Roraima (727), Amapá (806), Tocantins (1.162) e Rondônia (1.555).

Situação epidemiológica da covid-19 no Brasil 29/11/2020

Situação epidemiológica da covid-19 no Brasil 29/11/2020 – 29/11/2020/ Divulgação/Ministério da Saúde

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados