Connect with us

PARAÍBA

Chuvas de fevereiro tiram dez açudes paraibanos do nível crítico, e três deles, recebem recarga

Publicado

em

As imagens de açudes secos e paisagem desértica que entristecem o Sertanejo, aos poucos vão sendo modificadas no Sertão e no Cariri da Paraíba. O cenário já é outro bem diferente do formado no começo do ano.

As chuvas de fevereiro, molharam a terra, encheram açudes e renovaram as esperanças dos agricultores. Muitos sertanejos e caririzeiros já preparam a terra para o plantio.

Após as chuvas que caíram nos últimos 15 dias, principalmente nas regiões do Sertão e Cariri, alguns açudes receberam recargas significativas na Paraíba. Os dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), revelam que pelo menos dez açude saíram do estado crítico, onde o volume de água armazenada era inferior a 5% da capacidade total.

Os açudes com maior volume armazenado foram: Engenheiro Arcoverde, no município de Condado, que recebeu mais de 5 milhões de m³; Açude do Carneiro (Jericó) Açude Manoel Marcionilo (Taperoá) e Escondido (Belém do Brejo do Cruz).

O município de Condado, já recebeu 291 milímetros de chuvas este ano, segundo os dados Aesa. Por causa do volume de chuvas, o açude Engenheiro Acorverde – que estava seco – recebeu água e atingiu 17,4% da capacidade total.

O açude tem capacidade para armazenar 36.834.375 de metros cúbicos de água e, com essas chuvas, está com 6.404.062 de metros cúbicos.

Em  Catingueira, também no Sertão paraibano, choveu 202,4 milímetros o que elevou o nível de água do açude Cachoeira dos Cegos. As fortes chuvas fizeram a água passar pelo rio Barrento e escoar para o açude. O açude está com 20,7% da capacidade total. O manancial leva água para Catingueira, que está sendo abastecidas por carros-pipa nos últimos meses. O açude Cachoeira dos Cegos tem capacidade para armazenar 71.887.047 metros cúbicos de água, mas está com 14.896.054 metros cúbicos.

Ainda de acordo com os dados da Aesa, entre as 7h desta segunda-feira (20) e as 7h desta terça-feira, a Paraíba teve registro de chuvas em 51 dos 223 municípios do estado. A cidade que teve o maior registro de chuvas foi Bonito de Santa Fé, com 62,5 milímetros de chuvas em apenas 24 horas.

A cidade que teve o segundo maior registro de chuvas entre a segunda-feira e terça-feira foi Desterro, no Sertão paraibano, com 57,4 milímetros, seguida de Santana dos Garrotes com 51,5 milímetros e Diamante 48 milímetros, também no Sertão do Estado. A previsão é de mais chuvas para algumas regiões do Estado nas próximas horas.

Severino Lopes

PB Agora

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PARAÍBA

Paraíba recebe, nesta quarta-feira, 56.400 novas doses de vacina contra a covid-19

Publicado

em

A Paraíba vai receber 56.400 novas doses de vacina contra a Covid-19. A entrega deve ocorrer às 2h da madrugada desta quarta-feira (3), no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, em comunicado enviado também ao ClickPB.

Atualmente, estão vacinados idosos e profissionais de Saúde da linha de frente de combate ao coronavírus.

Continue lendo

PARAÍBA

Assembleia aprova, por unanimidade, projeto de lei que autoriza Governo da Paraíba comprar vacina contra a covid-19

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (2), o Projeto de Lei 2.510/2021, de autoria do deputado estadual Adriano Galdino, conforme acompanhou o ClickPB. O PL assegura ao Governo do Estado o direito de aquisição e fornecimento de vacinas contra a covid-19. A propositura já havia sido aprovada na reunião remota dessa segunda-feira (1°) da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Segundo o Projeto de Lei, a medida “será adotada caso o Governo Federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou na hipótese de que este não proveja cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença” e acrescenta que “o Poder Executivo Estadual poderá comprar vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e as registradas por autoridades sanitárias estrangeiras previstas lei federal 13.979/2020, ou, ainda, quaisquer outras que vierem a ser aprovadas, em caráter emergencial”.

“Somente nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde do Estado contabilizou 1.144 novos casos de covid-19 e 30 óbitos em 24 horas. No total, mais de 4.500 paraibanos foram vítima deste vírus e mais de 222 mil infectados já foram registrados”, lamentou Adriano Galdino.

Adriano destaca, ainda, que a ocupação de leitos de UTI em todo o estado está em 63%, sendo 77% na região metropolitana de João Pessoa; 56%, na região de Campina Grande; e 77% no Sertão.

“Em que pese os inúmeros esforços eivados pelo Governo Estadual, sabe-se que em virtude da gravidade desta pandemia, apenas as vacinas em desenvolvimento no Brasil e no mundo contra o novo coronavírus poderão conseguir controlar, de fato, o avanço desta doença, uma vez que, segundo especialistas na área de saúde, as pessoas vacinadas, em sua maioria, não irão desenvolver a patologia na forma grave”, pontuou o deputado.

 

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados