Connect with us

PARAÍBA

Crise hídrica preocupa e secretário de RC desabafa: “O Brasil vive em uma federação de faz de conta”

Publicado

em

O colapso hídrico porque passa vários municípios paraibanos deve aumentar nos próximos meses devido à escassez das chuvas. A perspectiva foi dada pelo do secretário de Finanças e Gestão do Estado da Paraíba, Tássio Pessoa, que mostrou preocupação com a ausência de uma política federativa realmente eficaz para atender às necessidades dos estados e dos municípios.

“Nós estamos passando por um momento difícil, estamos vivenciando hoje uma crise de estado nacional. O Brasil é uma federação de faz de conta e a consequência disso é que os estados e os municípios perderam, ao longo dos anos, a capacidade de investimento, porque tudo fica concentrado com a União e quando há um problema como esse, de perda de controle da União, o Brasil como um todo para”, desabafou.

Atualmente a Paraíba conta apenas com 21% das reservas hídricas do Estado e como o período chuvoso chegou ao fim, a expectativa é que a situação da falta de água atinja mais localidades no Estado até o final do ano. “O problema hídrico é um negocio que está preocupando a todos, temos uma perspectiva difícil para o restante dos meses de 2015, a Paraíba só tem 21 % das reservas hídricas no estado, vamos começar o período de escassez de chuvas e isso vai trazer mais problemas”, projetou.

Para tentar driblar a situação, conforme o secretário, o Governo já começou a construir uma Lei de Diretrizes Orçamentárias e uma Lei Orçamentária Anual que atendam as necessidades que devam ser priorizadas e que restabeleçam a capacidade de planejamento do Estado.

“Nós estamos trabalhando no sentido de restabelecer a capacidade de planejamento do nosso estado, que nós há muito perdemos, e isso é muito ruim, porque as coisas ficam sendo discutidas de forma atabalhoadas e não há tempo par apensar nas consequências. Se nós tivéssemos uma federação realmente no contexto federativo isso não teria acontecido, pois nós teríamos a capacidade de fazer os investimentos necessários para a manutenção da qualidade de vida dos estados e municípios”, disse.

PB Agora

Continue lendo

PARAÍBA

Quase 54 mil vacinas contra Covid-19 são entregues aos municípios paraibanos; confira quantas doses recebidas

Publicado

em

As quase 54 mil doses de vacinas contra a Covid-19 destinadas aos municípios paraibanos estão sendo entregues nesta sexta-feira (26), segundo informou ao ClickPB, o secretário de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), Geraldo Medeiros. A Paraíba recebeu do Ministério da Saúde, nos últimos dois dias, a quinta remessa de doses da Coronavac e Oxford/Astrazeneca. 

A distribuição aos municípios começou no início da manhã com previsão de término na tarde de hoje, por meio de veículos da SES-PB, via terrestre, e também em avião do Governo do Estado como tem sido feito nas últimas entregas. Essas vacinas devem ser destinadas aos públicos de 80 a 89 anos de idade e também aos profissionais de saúde da linha de frente Covid-19 que ainda não foram imunizados. 

Aexpectativa da SES-PB é que 85% da população dessa faixa etária com essas vacinas. A quinta remessa entregue pelo Ministério da Saúde ao Estado da Paraíba foi de 63.300 doses referentes as produções dos institutos Butantan e Bio-Manguinhos/Fiocruz. A população deve ficar alerta aos calendários de vacinação dos seus municípios. 

Confira a quantidade por municípios:

Continue lendo

PARAÍBA

Alagamento deixa carros boiando e Avenida Pedro II fica intransitável em João Pessoa

Publicado

em

As fortes chuvas que caem desde a madrugada desta sexta-feira (26), deixaram vários pontos de alagamento pelas ruas de João Pessoa. A previsão é de chuvas durante toda sexta-feira (26).

A Avenida Pedro II registrou um grande alagamento. Carros que estavam no meio da avenida ficaram boiando e a via ficou intransitável. 

Ainda na Av. Pedro II, no sentido Centro/bairro, uma faixa foi interditada devido a queda de árvore, próximo ao Ibama. A SEMAM foi acionada no local. 

A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) alerta os motoristas para cuidados redobrados nas ruas da capital paraibana.

 

ClickPB

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados