Connect with us

GERAL

Dezembro terá fenômeno astronômico que não ocorre desde a Idade Média

Publicado

em

Um fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média poderá ser observado no dia 21 de dezembro, logo após o pôr do Sol: a proximidade entre Júpiter e Saturno fará com que esses dois corpos celestes pareçam um planeta duplo.

A proximidade entre os dois planetas já está ocorrendo e, entre os dias 16 e 25 de dezembro, a percepção será de que eles estarão separados por menos do que um diâmetro de lua cheia. “Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia”, explica o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan.

Embora as melhores condições de visualização sejam próximas ao Equador, o fenômeno poderá ser observado em qualquer lugar da Terra, se o clima permitir. Hartigan explica que a dupla planetária aparecerá baixo no céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr do sol todas as noites. “Para a maioria dos observadores do telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas estarão visíveis no mesmo campo de naquela noite”, acrescentou.

Segundo o astrônomo, alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros. “No entanto, esta conjunção é excepcionalmente rara por causa da maior proximidade entre eles. Você teria que voltar até um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para observar um alinhamento mais próximo entre esses objetos visíveis no céu noturno”, complementou.

A próxima vez que esse vento ocorrerá será no dia 15 de março de 2080. Depois, só depois do ano 2400.


Agência Brasil

Continue lendo

GERAL

Jovem que serve exército em Israel é eleita o rosto mais bonito de 2020

Publicado

em

Ela é atriz, modelo e no momento serve o exército israelense, que é obrigatório no país.

Yael Shelbia tem 19 e foi eleita em primeiro lugar na lista anual dos “100 rostos mais bonitos do ano” criado pela  TC Candler & The Independent Critics.

Shelbia também venceu a colega israelense Gal Gadot, a “Mulher Maravilha”, que ficou em 21º lugar na lista, divulgada no final do ano.

A jovem cumpre o serviço militar obrigatório na Força Aérea de Israel e apareceu em campanhas para a empresa israelense de roupas Renuar.

Ela também virou o rosto da linha de maquiagem KKW Beauty, da badalada Kim Kardashian.

Opinião Pública

“Ao contrário da maioria das outras classificações anuais de beleza, a lista não é um concurso de popularidade e definitivamente não é específico de um país. Não se trata do corpo mais sexy ou da celebridade mais famosa. Em vez disso, a lista tenta informar e ampliar a opinião pública. Você encontrará superstars e novas estrelas, sensações globais e também desconhecidos”, disseram os organizadores da TC Candler.

Para chegar ao resultado, a associação de críticos levou em consideração a opinião dos próprios leitores.

E eles publicaram uma compilação num vídeo. (abaixo)

Surpresa

E não foi a primeira vez que a modelo israelense apareceu na lista.

Ela subiu no ranking da lista nos últimos anos. Ficou em 14º lugar em 2017, 3º em 2018 e 2º ano passado, antes de assumir o primeiro lugar desta vez.

Mesmo assim, Shelbia se surpreendeu com o resultado:

“Eu nunca cheguei em primeiro lugar em nada…. é muito bom ”, disse a jovem.

Veja o agradecimento de Shelbia pelo instagram:

 

Veja aqui a lista completa:

Com informações do Times of Israel

Continue lendo

GERAL

Movimento da Terra fará com que 2021 passe mais rápido; entenda

Publicado

em

O ano de 2021 deve ser o mais rápido já registrado na história. Com a rotação da Terra sendo guiada por uma velocidade um pouco maior do que a usual, os dias serão, em média, 0,5 milissegundo mais curtos. As informações foram dadas pela Marcella Duarte, do UOL .

O último domingo (3) teve 23 horas, 59 minutos e 59,9998927 segundos. Apesar disso, os dias não têm duração igual. A segunda-feira (4), por exemplo, teve pouco mais de 24 horas.

Essas pequenas alterações na duração dos dias foram descobertas apenas na década de 1960, depois do desenvolvimento de relógios atômicos superprecisos.

A variação na velocidade de rotação do planeta acontece constantemente e depende de diferentes fatores, como o movimento do núcleo derretido da Terra, dos oceanos e da atmosfera. Além disso, interações gravitacionais com a Lua e o aquecimento global também influenciam o fenômeno.

Quando o processo começou a ser estudado, inicialmente, observou-se que a velocidade de rotação da Terra estava diminuindo. Desde a década de 1970, foram adicionados 27 segundos no tempo atômico internacional para que a contagem se mantivesse sincronizada com o planeta.

Recentemente, o oposto tem acontecido: a velocidade com a qual a Terra gira em torno do próprio eixo, resultando nos dias e nas noites, está aumentando.

Por isso, pode ser necessário “saltar” o tempo para que haja consonância com o movimento do planeta. Nesse caso, seria a primeira vez que um segundo seria deletado dos relógios internacionais.

 

Os responsáveis por monitorar a rotação do planeta e os 260 relógios atômicos que existem são os oficiais do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (Iers), em Paris, na França. Eles também avisam quando é necessário adicionar ou deletar algum segundo.

Há um debate na comunidade internacional sobre a necessidade de realizar esse ajuste ou não. Cientistas defendem que, em 2021, os relógios atômicos irão acumular um atraso de 18 milésimos de segundos.

Sem o ajuste, demoraria centenas de anos para uma pessoa comum notar alguma diferença. Os sistemas de navegação e de comunicação por satélite, porém, podem ser impactados pelo descompasso, uma vez que utilizam a posição da Terra, do Sol e das estrelas para funcionar.

Último Segundo

 

 

 

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados