O governador Ricardo Coutinho (PSB), foi escolhido mais uma vez para falar em nome do Nordeste na reunião dos governadores do país com a presidente Dilma (PT), nesta quinta-feira (30), no Palácio da Alvorada.
Ricardo Coutinho defendeu a governabilidade, mas cobrou respostas concretas do governo federal para os estados. O goverandor destacou a importância da estabilidade política para gerar estabilidade econômica.

“O país não pode pernamencer em uma instabilidade política pois o setor produtivo pensa uma, duas, três, até quatro vezes antes de investir sem saber como será o dia de amanhã. Então para todos os estados e para todos os governantes é importantíssimo que se destaque a questão da estabilidade garantindo a governabilidade ” pontuou Ricardo Coutinho.
Ele ainda acrescentou que foi reforçada a questão das operações de crédito e que a presidente Dilma colocou em pauta a questão da participação dos estados no superávit primário.
“O que nós estamos querendo é que haja uma agilidade nesse processo, para que saibamos quando começa e quando termina, pois nos falta discutir qual vai ser a participação dos estados em relação ao superávit primário” acrescentou.
O governador da Paraíba ainda revelou que também foi discutida a questão da colaboração federativa.
“Tenho que registrar um passo muito importante hoje que é a pauta da colaboração federativa, nós discutimos a partir dos ministros a questão da segurança pública, a participação do governo federal no grande pacto nacional de combate aos homicídios no Brasil pois isso preocupa todos os estados e é fundamental que o governo federal coordene esse pacto com outras políticas públicas que possam ressocializar apenados e que possa ao mesmo tempo minorar a situação dos presídios, além da questão das seguranças das estradas que tem feito muitas vítimas em todo o país” disse.
Esta não foi a primeira vez que Ricardo Coutinho falou em nome dos governadores nordestinos em uma reunião com a presidente Dilma. No último mês de março, o governador foi escolhido pelos demais gestores dos estados nordestinos para apresentar a pauta administrativa durante reunião no Palácio do Planalto. Na ocasião, os nove governadores subscreveram um documento com cinco pautas prioritárias para garantir o desenvolvimento econômico e social da região. Em entrevista coletiva, logo após a reunião, o governador paraibano também foi apontado pelo ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante, para falar pelos demais.
PB Agora