Connect with us

CURIMATAÚ

Florestense será o técnico da seleção feminina de vôlei sentado nas Paralimpíadas do Rio 2016

Publicado

em

O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei (sentado), Aguitonio Guedes Dantas é da cidade de Nova Floresta/PB e já se encontra no Rio de janeiro para participar das paralimpíadas 2016.

Aguitonio já trabalhou com a seleção masculina de vôlei sentado e agora está com a seleção feminina. Ele tem bastante experiência e já esteve em vários países como; Irã, Japão e Rússia, entre as suas conquistas destacassem a medalha de prata em Toronto no Canadá.

A modalidade surgiu em 1956, na Holanda, resultado da fusão do voleibol convencional com o sitzbal, esporte alemão que era praticado por pessoas com mobilidade limitada e que jogavam sentadas, mas sem a rede dividindo a quadra. A primeira aparição da modalidade em uma edição dos Jogos Paralímpicos foi em 1976, em Toronto, mas apenas como exibição. Quatro anos depois, em Arnhem, na Holanda, passou a fazer parte do programa dos Jogos.

Organizado internacionalmente pela Organização Mundial de Voleibol para Deficientes (WOVD), o vôlei sentado tem disputa de campeonatos mundiais desde 1993, nas categorias masculinas e femininas. Porém, somente em 2004, em Atenas, as mulheres passaram a disputar a modalidade nos Jogos Paralímpicos.

Como é disputado:

No vôlei sentado podem competir amputados, principalmente dos membros inferiores; atletas com paralisia cerebral; lesionados na coluna vertebral; e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora (sequelas de poliomielite, por exemplo). O contato com o chão deve ser mantido em toda e qualquer ação, sendo permitido perdê-lo somente nos deslocamentos.

A disputa é muito semelhante com a do vôlei convencional. Seis jogadores de cada equipe ficam em quadra e o jogo é dividido em cinco sets (quatro de 25 pontos e um tie-break de 15 pontos). Ganha a partida a equipe que vencer três sets.

A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino.

Brasil nos Jogos

O Brasil estreou na disputa nos Jogos em Pequim-2008, só com a seleção masculina, que terminou o torneio em 6º lugar. Em Londres-2012, o Brasil teve representantes nos dois gêneros. Tanto no masculino quanto no feminino o país ficou em 5º lugar.

Fonte: FreiMartinhoesporte

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CURIMATAÚ

TJPB condena deputado estadual Buba Germano a nove anos de reclusão, inelegibilidade e perda de mandato

Publicado

em

Durante sessão, nesta quarta-feira (02), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o deputado estadual Buba Germano a nove anos em regime fechado. Além disso, o político deverá ficar inelegível e perderá o seu mandato. A ação foi movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). Segundo divulgado pelo programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, o parlamentar é acusado de desvio de dinheiro público no momento que exercia a gestão de prefeito no município de Picuí em 2005.

O MPPB acusa o político de ter cometido crimes de responsabilidade ao contratar uma empresa fantasma para promover uma parte social da Festa de São Sebastião ocorrido em janeiro de 2005. Essa denúncia começou com o vereador da cidade de Picuí, Olivânio Dantas Remígio, que na época fazia oposição ao então prefeito da época, Buba Germano. 

O parlamentar ainda é acusado de ter arrematado itens particulares no Leilão de São Sebastião, totalizando R$ 700, mas pagos com recursos públicos. Conforme o ClickPB teve acesso, o político teria preenchido um cheque da Prefeitura de Picuí e incluiu o valor acertado no leilão, o pagamento de R$ 6 mil da empresa que organizou a festa. O relator do processo no TJPB foi o desembargador Ricardo Vital de Almeida, que entendeu que isso se caracteriza crimes de responsabilidade. 

O atual deputado estadual foi condenado a nove anos de reclusão, devendo ser cumpridos em regime fechado. Consta ainda inelegibilidade por cinco anos, perda do mandato de deputado estadual e impossibilidade de ocupar outras funções públicas. A reportagem ligou para Buba Germano, mas até o fechamento desta matéria, o deputado não atendeu as ligações.

Confira o documento:

ClickPB

 
 

 

Continue lendo

CURIMATAÚ

Grupo suspeito de furtar energia elétrica para residências e comércios é preso em Picuí

Publicado

em

A Polícia Civil da Paraíba conseguiu capturar quatro pessoas suspeitas de praticarem furto de energia no município de Pucuí, no Seridó paraibano. A descoberta foi feita pela  Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia.

O crime foi constatado nesta quinta-feira (26) em duas casas e dois estabelecimentos comerciais da cidade. A equipe responsável pela fiscalização, ao constatar a ilegalidade, acionou a Polícia Civil, que realizou as perícias nos imóveis.

Logo em seguida, os suspeitos foram identificados e encaminhados para a Delegacia de Picuí.

O grupo pagou fiança no valor de um salário mínimo, para cada integrante, e as pessoas irão responder pelo crime em liberdade.

 

PB Agora

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados