Connect with us

PARAÍBA

Frente Parlamentar da Água vai a Brasília cobrar recursos federais

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Frente Parlamentar da Água, realizou audiência pública no auditório João Eudes nesta sexta-feira (22) onde foi debatido o problema da escassez de água nos municípios mais atingidos pela estiagem. Compareceram à reunião 35 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, além de dez deputados.

Presidida pelo deputado Jeová Campos, a reunião teve a participação dos deputados Estela Bezerra, Janduhy Carneiro, Renato Gadelha, Gervásio Maia, Charles Caramaense, Branco Mendes, João Gonçalves, Edmilson Soares e Ricardo Barbosa, bem como o coronel do Exército Carlos Alberto.

Dentre os prefeitos participantes, Denise Albuquerque, de Cajazeiras; Beto Brasil, de Solânea; Claudia Dias, de Monte Horebe; Damísio Mangueira, de Triunfo; o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes; além do diretor de Obras da Cagepa, Leonardo Brasil e alguns vereadores.

Diversos prefeitos se pronunciaram relatando seus problemas de falta d’água e cobraram do Governo Federal mais recursos emergenciais para a contratação de carros-pipa porque os recursos estão escassos nas prefeituras para o socorro às populações. Os gestores municipais destacaram a iniciativa da Assembleia Legislativa pela criação da Frente Parlamentar da Água que será o porta-voz dos municípios na marcha de Brasília na próxima semana. Eles defenderam que o trabalho da Frente seja permanente.

O presidente da Frente Parlamentar da Água, deputado Jeová Campos, avalia que a reunião foi produtiva porque reuniu cerca de 35 prefeitos e representantes de municípios. “Estou convencido de que a preocupação que todos nós temos com a questão hídrica é real porque o problema é grave e isto prova que o trabalho da Frente ganha credibilidade, as audiências públicas no interior conseguiram sensibilizar os gestores e em Brasília nós vamos conseguir liberar os recursos porque a sede é incompatível com a espera. O encontro serviu também para articular o maior número de prefeitos para representar a Paraíba na capital federal”, resumiu.

Os deputados Renato Gadelha e Janduhy Carneiro afirmaram que também irão à Brasília solicitar da bancada federal paraibana todo empenho possível nos pleitos da Paraíba ao governo federal.

MaisPB

Continue lendo

PARAÍBA

Com chegada de novas remessas da vacina contra a Covid-19, idosos de 70 a 80 anos na Paraíba serão imunizados até março

Publicado

em

Com a chegada de novas remessas da vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira (3) na Paraíba, a imunização de idosos de 70 a 80 anos na Paraíba será efetivada. A estimativa, segundo o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, em entrevista ao ClickPB, é de que toda a população nessa faixa etária seja imunizada durante todo o mês de março, além dos profissionais de Saúde da linha de frente de combate ao coronavírus. Atualmente estão recebendo as doses os idosos com mais de 75 anos.

De acordo com ele, com a continuidade do envio das remessas das doses de vacinas, no cronograma previsto no Plano Nacional do Ministério da Saúde, conforme forem chegando novas remessas o público alvo será ampliado, sendo assim, a próxima faixa etária será de idosos entre 60 e 69 anos.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quarta-feira (3), a Paraíba já passa de 224.287 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, com 4.588 mortes confirmadas. São 1.118 novos casos e mais 30 mortes na última atualização. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença e 206 cidades registraram óbitos.

ClickPB

Continue lendo

PARAÍBA

Vereadora de Teixeira morre de Covid-19 quatro dias após marido perder a vida

Publicado

em

Morreu na tarde desta quarta-feira (03), a vereadora do município de Teixeira, Iranilda Lira Martins (Nilda Lira), aos 47 anos de idade, vítima de Covid-19. Ela faleceu quatro dias após o marido, Marcos de Totó, também perder a vida devido ao coronavírus. Um filho, que morava com a parlamentar, também foi diagnosticado com a doença.

Nilda Lira estava internada desde o último domingo no Complexo Regional Hospitalar de Patos por conta do comprometimento pulmonar decorrente da doença. No sábado passado (27), a vereadora havia perdido o marido para a mesma doença e um dia após, deu entrada nessa unidade hospitalar.

A vereadora, que estava no seu segundo mandato na Câmara Municipal de Teixeira, no Sertão paraibano, deixa filho, que também contraiu o vírus, e netos como o ClickPB apurou. Em maio de 2019, a parlamentar perdeu um filho em um acidente de moto e a família vivia esse luto da perda. Não haverá velório. O horário do sepultamento não foi divulgado. A Câmara Municipal emitiu uma nota de pesar. 

A nota diz:

“Nilda era uma mulher séria, honesta, simples e humilde, que ficará marcada por uma história de luta em favor dos teixeirenses, com seu jeito calmo ela conquistava todos ao seu redor, tratava as pessoas com respeito e carinho. Teixeira perde, além de uma grande política, uma grande mulher, GUERREIRA, Nilda nunca será esquecida, seu legado ficará marcado para sempre. Hoje Nilda Lira saiu da vida para entrar na história do nosso Município”.

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados