Connect with us

PARAÍBA

Horário de verão começa domingo, mas não atinge à Paraíba

Publicado

em

No próximo  sábado (17), à meia-noite, milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora. É o início da temporada 2015/2016 do horário de verão nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo,de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

A Paraíba e nenhum outro estado da região Nordeste adotará o novo horário.

O principal objetivo da medida é, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia. Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5% e poupa o país de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge o pico.

MaisPB

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PARAÍBA

MPF pede explicações da Prefeitura de São João do Tigre por ‘show da vitória’ e notifica banda Cavaleiros do Forró

Publicado

em

Após a realização de um show em plena pandemia para comemoração da vitória doprefeito eleito Márcio Leite (Republicanos) no município de São João do Tigre, no Cariri paraibano, o Ministério Público Federal (MPF) pediu explicações do atual prefeito da cidade, Célio Barbosa, sobre o evento. Além disso, notificou a banda Cavaleiros do Forró por ter feito a apresentação.

Um ofício foi encaminhado na manhã desta segunda-feira (23) pela Procuradoria da República no município de Monteiro, cobrando explicações da gestão municipal sobre o evento e concedeu 10 dias para apresentar a origem da verba que custeou o evento. O MPF quer saber de onde partiram os recursos e se foi com verba pública.

O evento, como foi antecipado pelo ClickPB, aconteceu durante o sábado (21), em uma praça pública. O show estava marcado para a festa da vitória do prefeito eleito Márcio Leite (Republicanos). Em suas redes sociais, o político usou para divulgar a comemoração e convidando a população. A cidade ainda está na bandeira amarela, o que não permite realização desse tipo de evento.

Confira o documento encaminhado ao prefeito 

Documento que notifica a banda Cavaleiros do Forró

Confira o show no sábado:

ClickPB

 
 

 

Continue lendo

PARAÍBA

Paraíba registra aumento de casos de Covid-19 e secretário atribui aglomerações em eventos políticos, relaxamento de cuidados e ‘festinhas familiares’

Publicado

em

A Paraíba tem registrado um aumento no número de casos do novo coronavírus, principalmente na Região Metropolitana de João Pessoa, segundo informou o secretário de Estado da Paraíba (SES-PB), Geraldo Medeiros. Ele atribuiu o crescimento dos dados às aglomerações promovidas em eventos políticos, relaxamento de cuidados da por parte da população e realização de ‘festinhas familiares’. 

“Está havendo ascensão no número de casos em todo o estado, principalmente na Grande João Pessoa em decorrência das convenções partidárias, processo sucessório e do relaxamento da população como um todo”, afirmou ao ClickPB, destacando que as pessoas têm se descuidado quanto ao distanciamento social, ao uso de máscara em ambiente público e em ambientes fechados.

Além disso, Geraldo Medeiros analisou que o aumento nos casos da covid-19 também está relacionado à realização de eventos públicos, com grande número de pessoas, em bares e restaurantes, em boates e “também dentro de casa com festinhas familiares, com 30, 40 pessoas, aglomerando e se contaminando”. 

Continue lendo

Facebook

Publicidade

MAIS LIDAS DE HOJE

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados