Connect with us

PARAÍBA

Idealizador da Transposição diz que águas trarão desenvolvimento à PB e cobra conclusão do Eixo Norte

Publicado

em

O ex-senador paraibano Marcondes Gadelha comemorou a chegada das águas do Rio São Francisco à cidade de Monteiro. Ele que foi um dos idealizadores do projeto, disse que com a chagada da água chega também o desenvolvimento econômico para a Paraíba.

Marcondes Gadelha destacou que a conclusão do Eixo Leste da Transposição trás o alívio para Campina Grande, que sofria com racionamento e estava ameaçada por um colapso hídrico. “Para a cidade de Campina Grande é uma libertação. A cidade estava submetida à humilhação de não ter água pra beber passando quase uma semana sem água nas torneiras”, afirmou.

Para o ex-senador, oferta de água e desenvolvimento econômico estão diretamente relacionados, desta forma, a chegada das águas do Velho Chico torna possível o desenvolvimento econômico em várias regiões do estado. “A ONU diz que para o desenvolvimento ser possível é preciso haver uma oferta de água de no mínimo 1m3 por habitante, durante um ano e a Paraíba só tinha metade disso. Teoricamente, esta se inviabilizando o processo de desenvolvimento”, declarou Marcondes.

O idealizador do projeto chamou atenção para a conclusão do Eixo Norte, que, segundo ele, é o mais volumoso. “O Eixo Norte contempla canais para receber até 99m3 por segundo e vai servir a três estados: Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Então, é um eixo muito importante e precisamos emendar tudo isto a um ramal para a margem de Coremas porque a Transposição é um sistema integrado e acontece que Coremas é a maior barragem da Paraíba e não pode ficar fora”, observou.

Segundo Marcondes Gadelha, o trabalho ainda não chegou ao fim, já que para ele, é preciso buscar a conclusão do Eixo Norte, a ligação até Coremas e acrescentou ainda a Transposição do Rio Tocantins.

PB Agora

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PARAÍBA

Quase 54 mil vacinas contra Covid-19 são entregues aos municípios paraibanos; confira quantas doses recebidas

Publicado

em

As quase 54 mil doses de vacinas contra a Covid-19 destinadas aos municípios paraibanos estão sendo entregues nesta sexta-feira (26), segundo informou ao ClickPB, o secretário de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), Geraldo Medeiros. A Paraíba recebeu do Ministério da Saúde, nos últimos dois dias, a quinta remessa de doses da Coronavac e Oxford/Astrazeneca. 

A distribuição aos municípios começou no início da manhã com previsão de término na tarde de hoje, por meio de veículos da SES-PB, via terrestre, e também em avião do Governo do Estado como tem sido feito nas últimas entregas. Essas vacinas devem ser destinadas aos públicos de 80 a 89 anos de idade e também aos profissionais de saúde da linha de frente Covid-19 que ainda não foram imunizados. 

Aexpectativa da SES-PB é que 85% da população dessa faixa etária com essas vacinas. A quinta remessa entregue pelo Ministério da Saúde ao Estado da Paraíba foi de 63.300 doses referentes as produções dos institutos Butantan e Bio-Manguinhos/Fiocruz. A população deve ficar alerta aos calendários de vacinação dos seus municípios. 

Confira a quantidade por municípios:

Continue lendo

PARAÍBA

Alagamento deixa carros boiando e Avenida Pedro II fica intransitável em João Pessoa

Publicado

em

As fortes chuvas que caem desde a madrugada desta sexta-feira (26), deixaram vários pontos de alagamento pelas ruas de João Pessoa. A previsão é de chuvas durante toda sexta-feira (26).

A Avenida Pedro II registrou um grande alagamento. Carros que estavam no meio da avenida ficaram boiando e a via ficou intransitável. 

Ainda na Av. Pedro II, no sentido Centro/bairro, uma faixa foi interditada devido a queda de árvore, próximo ao Ibama. A SEMAM foi acionada no local. 

A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) alerta os motoristas para cuidados redobrados nas ruas da capital paraibana.

 

ClickPB

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados