Connect with us

PARAÍBA

Lira diz que reunião de parlamentares com governadores vai gerar frutos para PB

Publicado

em

Presente na reunião entre a bancada nordestina e os governadores da região, ocorrida ontem (15) em Brasília, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) considerou, durante entrevista concedida nesta quinta-feira (16) na capital federal, que o encontro foi muito produtivo. Ele destacou o espírito de união da bancada em favor do desenvolvimento do Estado.

 

Raimundo Lira disse que os deputados e senadores foram unânimes ao defender temas importantes para a Paraíba, como a conclusão das obras de Transposição de águas do Rio São Francisco, a inclusão de um ramal da Transnordestina, e a busca por recursos para minimizar os efeitos da seca.

 

O senador paraibano, que preside a Comissão Externa do Senado de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, disse que o principal ponto da pauta foi a busca de ações para o combate aos efeitos da seca que assola a região. Para ele, a transposição resolverá de vez o problema de abastecimento de água no Nordeste, beneficiando mais de 12 milhões de pessoas nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

 

Ele acredita que a conclusão das obras de transposição e a inclusão da Paraíba na Ferrovia Transnordestina trarão desenvolvimento para a Paraíba. No entendimento do senador, a ferrovia vai atrair novas empresas para a Paraíba e para o Nordeste, impulsionando de vez a economia da região.

 

Royalties do Petróleo – Ainda durante a reunião, realizada no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, Lira defendeu uma melhor distribuição dos royalties do petróleo e a liberação dos recursos para os projetos hídricos. Ele também considerou importante o projeto da Zona Franca do Semiárido que, quando estiver pronto, vai beneficiar seis estados com a geração de emprego e renda.

 

Além do senador Raimundo Lira, participaram do encontro os deputados federais Veneziano Vital do Rêgo, Aguinaldo Ribeiro, Damião Feliciano, Efraim Filho, Luís Couto, Pedro Cunha Lima, Rômulo Gouveia, Wilson Filho e o senador Cássio Cunha Lima. Os secretários de Estado da Comunicação Institucional, Luís Tôrres, e de Representação Institucional, Lindolfo Pires, também participaram da reunião.

 

Ao final da reunião, a bancada nordestina no Congresso Nacional se comprometeu em apoiar as demandas dos governadores.

WSCOM Online

Continue lendo

PARAÍBA

Dias difíceis: número de internações diárias passa de 70 na Paraíba e é maior do que início da pandemia

Publicado

em

Em vários estados do Brasil, incluindo a Paraíba, têm passado por dias difíceis em relação à pandemia da Covid-19. Somente na Paraíba, a quantidade de internações diárias passou das 70 – número que tem chamado a atenção das autoridades, pois nos dias considerados piores da pandemia em maio e junho, o número chegava a 55.

“Estamos atravessando momentos muito difíceis e principalmente nesse fim de semana: sexta, sábado e domingo. Nós pudemos assistir dias repetidos de mais de 70 pessoas precisando internação no Estado. Nos piores dias, de maio, junho do ano passado isso nunca passou de 53, 55 pessoas por dia. Isso mostra o momento que estamos vivendo”, afirmou, o secretário Executivo de Gestão de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, como o ClickPB acompanhou. 

Ainda de acordo com o secretário são mais de 964 leitos ativos em todo o estado, sendo 418 somente na Região Metropolitana de João Pessoa. O gestor apontou que são 100 leitos a mais de UTI na Região Metropolitana de João Pessoa que no início do ano passado. No entanto, mesmo assim o volume de internações é maior e crescido muito mais rápido. 

 
 

Continue lendo

PARAÍBA

Diante da inércia de Bolsonaro, Pazuello quer que Congresso assuma combate à Covid-19, diz jornal

Publicado

em

Diante da inércia de Jair Bolsonaro (Sem Partido), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, trabalha nos bastidores junto a governadores para que os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), assumam a liderança no combate à Covid-19.

Segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, o acordo de Pazuello com governadores e os parlamentares tem sido feito nos bastidores e “com cuidado para não provocar a ira do presidente”.

Nesta segunda-feira (8), o ministro se encontra com Wellington Dias (PT), do Piauí, que lidera o Fórum Nacional de governadores, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para conversas sobre a distribuição da vacina. A reunião também servirá para colocar em marcha o plano para isolar Bolsonaro em questões de saúde relacionadas à pandemia.

As tratativas visam evitar o desgaste dos governadores, que têm sido alvo de ataques constantes do presidente.

O objetivo é que o grupo criado por Lira com governadores na semana passada concentre as principais ações para o combate ao coronavírus em temas como fabricação e compra de vacinas, leitos de UTI, equipamentos suficientes para hospitais, e medidas de restrição para frear a transmissão.

Além de parlamentares e governadores, o grupo pretende colocar representantes do judiciário, secretários de saúde e especialistas.

Dessa forma, Pazuello também tiraria de si a responsabilidade pelo aumento das mortes pela Covid-19 na segunda onda da pandemia.

Fonte: Revista Fórum

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados