Connect with us

PARAÍBA

Lira garante que PB é o estado do NE mais beneficiado com transposição

Publicado

em

Até 2017, mais de 100, dos 223 municípios da Paraíba, serão beneficiados com as águas advindas do Rio São Francisco. A garantia foi dada pelo Presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras de Transposição do Rio São Francisco, senador Raimundo Lira (PMDB-PB).

Na semana passada, ele visitou o canteiro de obras da transposição em São José de Piranhas-PB, no Eixo Norte (Túneis Cuncas I e II), na companhia do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e de outros senadores e deputados. Lira constatou que a obra segue em ritmo acelerado e deve ficar pronta no prazo previsto.

“Até dezembro de 2016, e no mais tardar no primeiro trimestre de 2017, as águas do São Francisco estarão inundando a barragem do Epitácio Pessoa, e chegando na barragem de Caiçara, no município de Cajazeiras” garantiu Raimundo Lira.

Ele disse que ficou impressionado com o avanço das obras em terras paraibanas, e que o sonho de mais de 12 milhões de nordestinos está prestes de ser realizado. Segundo Lira, mais de 10 mil homens e cerca de 3 mil máquinas estão trabalhando em ritmo acelerado para deixar pronta a obra, que é apontada como redenção do Nordeste.

Segundo observou o senador Lira, há trechos em que as obras já passaram de 95% de execução e, no geral, a média de execução dos serviços é de 76%. “É a maior obra hídrica do Brasil, e não vai faltar dinheiro para a sua conclusão, mesmo no ano de crise, conforme a garantia dada pelo próprio Ministro da Integração” disse.

Paraíba, a maior beneficiada no Nordeste – Raimundo Lira garantiu que dos quatro Estados do Nordeste que receberão águas do Velho Chico, a Paraíba será o que terá o maior número de cidades beneficiadas. Segundo ele, no caso do Eixo Leste, a água chegará em Monteiro e, de lá, seguirá para o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, assegurando, assim, o abastecimento de mais de 1 milhão de paraibanos.

Lira reafirmou sua defesa pela construção do sistema adutor Piancó, no Eixo Norte da obra. Para Lira, a iniciativa é fundamental para garantir a capacidade de armazenamento do sistema de reservatórios Coremas/Mãe D’água. “A transposição é uma realidade e vai ser a grande solução hídrica para a Paraíba e para o Nordeste” afirmou.

A obra vai atender as necessidades da maior barragem da Paraíba, que é o sistema Coremas/Mãe D’água, com capacidade de 1,1 bilhão de metros cúbicos de água, onde o excesso de água vai descer pelo rio Piranhas e, ao chegar no Rio Grande do Norte, chegará no rio Assú, maior reservatório do vizinho estado, com capacidade de 2 bilhões de metros cúbicos. “Portanto, esse ramal atende não só a Paraíba, mas também nosso Estado vizinho”, justificou o senador paraibano, sobre a relevância do Ramal Piancó.

A obra da transposição tem investimento de R$ 8,2 bilhões e, de acordo com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, o projeto tem extensão total de 469 quilômetros e a estimativa é de que 11,6 milhões de pessoas sejam atendidas, com fornecimento de água para cidades do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A Paraíba está contemplada com dois eixos da transposição e busca garantir uma terceira rota da obra no Estado, que é o Ramal Piancó.

Assessoria de Imprensa

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PARAÍBA

Covid-19: CG apresenta aumento de 130% nos casos em uma semana, diz estudo

Publicado

em

O professor Josenildo Brito de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), publicou na segunda-feira (23) mais um relatório de pesquisa sobre o trabalho que analisa os número da pandemia de Covid-19 no Brasil, em São Paulo, na Paraíba e, especificamente, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

O estudo busca estimar, de acordo com os dados obtidos, os números de novos casos e óbitos decorrentes da doença, objetivando otimizar seu enfrentamento. E os números na Paraíba, esta semana, preocupam os pesquisadores.

Segundo o relatório, o estado registrou um aumento no número de novos casos desde a última semana, algo em torno de 21%. Campina Grande apresentou crescimento ainda mais alarmante: dentro de uma semana, os registros de novos casos da Covid-19 subiram 130%.

“A Paraíba já havia aumentado na semana anterior, 44%, e segue em alta. Campina Grande também preocupa. Pela curva que se vê no gráfico de novos casos, é possível pensar, sim, que há uma tendência de início de uma segunda onda da pandemia na cidade”, explicou o professor.

Até o próximo sábado, dia 28, o estudo estima que a Paraíba alcançará os 146.284 casos da doença, registrando 3.282 óbitos. Campina Grande possivelmente chegará aos 14.536 casos, com 416 mortes contabilizadas.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Na tabela a seguir é possível identificar as projeções para os próximos 14 dias com a estimativa até 5 de dezembro e o número de possíveis infectados e óbitos.

Paraíbajá

Continue lendo

PARAÍBA

MPF pede explicações da Prefeitura de São João do Tigre por ‘show da vitória’ e notifica banda Cavaleiros do Forró

Publicado

em

Após a realização de um show em plena pandemia para comemoração da vitória doprefeito eleito Márcio Leite (Republicanos) no município de São João do Tigre, no Cariri paraibano, o Ministério Público Federal (MPF) pediu explicações do atual prefeito da cidade, Célio Barbosa, sobre o evento. Além disso, notificou a banda Cavaleiros do Forró por ter feito a apresentação.

Um ofício foi encaminhado na manhã desta segunda-feira (23) pela Procuradoria da República no município de Monteiro, cobrando explicações da gestão municipal sobre o evento e concedeu 10 dias para apresentar a origem da verba que custeou o evento. O MPF quer saber de onde partiram os recursos e se foi com verba pública.

O evento, como foi antecipado pelo ClickPB, aconteceu durante o sábado (21), em uma praça pública. O show estava marcado para a festa da vitória do prefeito eleito Márcio Leite (Republicanos). Em suas redes sociais, o político usou para divulgar a comemoração e convidando a população. A cidade ainda está na bandeira amarela, o que não permite realização desse tipo de evento.

Confira o documento encaminhado ao prefeito 

Documento que notifica a banda Cavaleiros do Forró

Confira o show no sábado:

ClickPB

 
 

 

Continue lendo

Facebook

Publicidade

MAIS LIDAS DE HOJE

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados