Connect with us

ENTRETENIMENTO

Loalwa Braz, do grupo Kaoma, é encontrada morta dentro de carro incendiado

Publicado

em

A cantora Loalwa Braz, encontrada morta dentro de um carro incendiado nesta quinta-feira (19), foi um dos ícones da lambada, movimento surgido no final dos anos 1980. Líder da banda franco-brasileira Kaoma, na qual permaneceu de 1989 a 1999, ela ficou conhecida pelo hit “Lambada (Chorando se foi)”, do disco “Worldbeat” (1989). O álbum tinha ainda a faixa “Dançando lambada”.

Em 1990, no auge da lambada, o single de “Chorando se foi” já tinha vendido mais de 5 milhões de cópias, segundo o jornal americano “The New York Times”.

O site oficial de Loalwa destaca qu,e graças a “Chorando se foi”, Loalwa foi “uma das 20 vozes mais ouvidas no mundo”, de acordo com classificação no “Guiness World Records”. Ao longo de uma carreira que durou mais de quatro décadas, a cantora vendeu mais de 30 milhões de discos, incluindo de trabalhos solo.

Acusação de plágio em ‘Chorando se foi’

“Chorando se foi” é, na verdade, uma versão de “Llorando se fue”, do grupo boliviano Los Kjarkas, banda tradicional de música andina. A gravação original, do começo da década de 1980, em nada tinha a ver com lambada – tratava-se de uma canção nos moldes da música folclórica da Bolívia.

O site oficial dos Kjarkas lembra que “Llorando se fue” teve “diversas versões; em alguns casos protagonizando escândalos e processos judiciais por plágio”.

A versão do Kaoma é uma das citadas. “O caso foi ganhado por Los Kjarkas, que provaram a autoria do tema e demostraram o plágio do gruop Kaoma, recebendo indenização”, diz o texto, sem mencionar o valor que teria sido pago pela banda franco-brasileira.

Perfil de Loalwa

Loalwa Braz nasceu no Rio, em uma família de músicos (o pai, Walter Lowal, era maestro, e a mãe, Diva, tocava piano clássico). Entre os quatro e os 12 anos, a futura cantora estudou piano clássico.

“Eu nasci em Jacarepaguá, berço de muitos bambas, que frequentaram a minha casa. Jackson do Pandeiro, por exemplo, era da banda do meu pai”, disse ela, em depoimento reproduzido em seu site oficial.

“Quando tinha uns 15 anos, cantei ‘Carinhoso’ em concurso num clube de Jacarepaguá e tirei primeiro lugar. Foi uma emoçõa, porque Pixinguinha estava presidindo o júri.”

Dentre os artistas com quais colaborou, são listados os nomes de Gilberto Gil, Tim Maia, Alcione, Maria Bethânia, Emílio Santiago, Gal Costa e Caetano Veloso. O texto diz que as colaborações ocorreram entre 1975 e 1985, ano em que Loalwa passou a morar em Paris, logo após o show “Brésil en Fête”, no Palais des Sports.

Lá, ela passou a cantar jazz em clubes e casas de show. “Os convites para shows fora do Brasil nunca deixaram de acontecer”, lembrava. O perfil cita ainda que em 1989 Loalwa acompanhou a queda do Muro de Berlim, tenso sido “uma das centenas de pessoas que com o martelo na mão destruiu a emblática barreira cantando o sucesso do Kaoma”.

Loalwa foi integrante da Academia de Artes Ciências e Literatura da França, pela qual foi condecorada com a medalha de prata da instituição. Ela lançou um álbum solo em 2006, descrito por ela como “uma viagem entre o romantismo e a explosão de ritmos que fazem parte de minha personalidade como artista”.

  

Corpo encontrado

O corpo de Loalwa Braz foi encontrado dentro de um carro incendiado em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Leonardo Couri, a equipe foi acionada por volta de 3h40 da madrugada desta quinta-feira para combater um incêndio em uma residência. A casa seria da cantora, mas a informação não foi confirmada pela polícia. O fogo consumiu o sótão. Segundo o comandante, enquanto a equipe trabalhava no imóvel, um novo chamado foi feito.

“Era para conter as chamas que consumiam um carro. Dentro do automóvel a equipe identificou que havia um corpo carbonizado e a perícia foi acionada. Foi tudo muito rápido”, afirmou Leonardo Couri. O corpo ainda não chegou no Instituto Médico Legal de Araruama.

Segundo informações preliminares do comando da PM, dois homens foram vistos na casa da cantora, que fica próximo ao local onde o carro foi localizado. Ainda não há informações sobre a ligação entre a possível invasão e o crime.

G1

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENTRETENIMENTO

Câmara pede ao STF prisão de Danilo Gentili após humorista falar no Twitter em socar deputados

Publicado

em

A Câmara dos Deputados, a partir da procuradoria parlamentar, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) em que pede a prisão do apresentador Danilo Gentili por postagens nas redes sociais. No fim de fevereiro, em uma publicação no Twitter, ele sugeriu que a população “entrasse” no Congresso “e socasse todo deputado” por causa da PEC de imunidade parlamentar.

A ação foi coordenada pelo deputado Luis Tibé (Avante-MG), responsável pela procuradoria da Câmara, a partir de um pedido do deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA). Ambos são aliados do atual presidente da Casa, Arthur Lira. A tentativa é de equiparar a postagem de Gentili com a do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso após ameaçar ministros do STF.

Na última semana, Gentili criticou o Congresso em virtude da celeridade dada a tramitação da PEC da Imunidade, que tenta proteger parlamentares perante o Judiciário. A mensagem depois foi apagada.

“Eu só acreditaria que esse País tem jeito se a população entrasse agora na câmara e socasse todo deputado que está nesse momento discutindo PEC de imunidade parlamentar”, escreveu o humorista.

Segundo Tibé, a ação movida em relação a Danilo Gentili não é contra a pessoa dele, mas a favor dos “mesmíssimos princípios de defesa da Democracia e da Constituição Federal consagrados pela unanimidade do Plenário do Supremo Tribunal Federal, no caso do deputado Daniel Silveira”

“Não podemos ter uma sociedade e uma Democracia com pesos e duas medidas. Se o Supremo Tribunal Federal, sabiamente, estabeleceu um limite para a livre manifestação do pensamento que é o respeito à integridade das instituições democráticas – princípio que a Câmara dos Deputados acolheu com margem de 364 votos – a Justiça brasileira não pode permitir que ninguém faça a incitação de ‘socar’ deputados”, disse o deputado, por meio de sua assessoria de imprensa.

Na segunda, sem mencionar se já foi notificado sobre a petição no STF, Gentili comentou que foi alvo de reclamações “justas” de alguns deputados.

“Eu fiz um tuíte que foi alvo de justas críticas por alguns deputados. Quem me segue sabe que sempre defendi as instituições. Aliás, minha briga com bolsonaristas foi justamente pelo fato de eu ser contrário aos pedidos criminosos de fechamento do STF e do Congresso”, afirmou.

O GLOBO entrou em contato com a assessoria de imprensa do SBT para obter um posicionamento do apresentador e do canal, mas não obteve respostas até o momento.

Extra Globo

Continue lendo

ENTRETENIMENTO

Roberto Carlos é vacinado contra a Covid-19 no Rio de Janeiro

Publicado

em

O cantor Roberto Carlos foi vacinado contra a Covid-19 nesta segunda-feira (1). O artista chegou dirigindo a um dos drive-thrus que fazem a vacinação na Zona Sul do Rio para pessoas com 79 anos até quarta-feira (3).

“Todo mundo tem que vacinar, deve vacinar, é importante. VACINA SIM”, escreveu o “Rei” em suas redes sociais.

Robertos Carlos é vacinado no Rio — Foto: Reprodução/Instagram

Também nesta segunda-feira, outros dois artistas se vacinaram contra a Covid-19: o cantor Ney Matogrosso e a atriz Betty Faria.

O cantor também fez uma postagem no Instagram. “Muito bem atendido, como todos que estavam lá”, escreveu, na rede social.

Ney Matogrosso é vacinado — Foto: Reprodução

Betty Faria deu entrevista para a GloboNews e criticou as festas realizadas durante carnaval. Ela afirmou ainda que situação da pandemia no Rio é uma tragédia.

Calendário de vacinação na semana

A Prefeitura do Rio vai vacinar até a próxima quarta (3) as pessoas com 79 anos.

Conforme o calendário divulgado, o atendimento nesta segunda-feira vai do meio-dia às 17h, enquanto que na terça-feira (2) e na quarta-feira (3), acontecerá das 8h às 17h.

O restante do calendário da semana será divulgado conforme forem chegando mais doses.

G1

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados