Connect with us

NORDESTE

Ministro diz que 56 cidades do Nordeste estão em colapso hídrico

Publicado

em

 

 O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, afirmou nesta quarta-feira (1º) que 56 cidades no Nordeste estão em situação de “colapso” no abastecimento de água. Segundo ele, mesmo após as chuvas, a situação dos reservatórios no Nordeste e no Sudeste ainda é crítica.

Occhi participou de uma entrevista coletiva com outros representantes do governo para apresentar os dados sobre a segurança hídrica no país, principalmente nas regiões mais críticas, após o período das chuvas, de outubro a março.

Ao falar sobre o Nordeste, Occhi disse que há racionamento no fornecimento de energia nos municípios em colapso e em, algumas cidades, a população tem serviço de abastecimento de água a cada 15 dias.

Inicialmente, ele havia dito que cerca de 100 cidades estavam em situação de “colapso” hídrico. Questionado sobre os detalhes, o ministro informou que, na realidade, 56 cidades do Nordeste estão nessa situação. No entanto, segundo o ministro, o governo está fazendo um levantamento, e o número pode subir para 105.

“Identificamos 56 cidades que hoje estão em colapso, sendo atendidas pelas prefeituras ou pelos governos estaduais. Nenhuma dessas é atendida pelo governo federal, mas como a situação está se ampliando, o governo federal pediu um levantamento, e nós podemos chegar, dentro de uma avaliação, ao número de 105 cidades que estão ou poderão estar [em colapso]”, afirmou.

As chuvas passaram seu período de maior intensidade. Temos uma permanente preocupação com região Nordeste, por conta da escassez hídrica” “As chuvas passaram seu período de maior intensidade. Temos uma permanente preocupação com região Nordeste, por conta da escassez hídrica”, continuou Occhi. Ele afirmou que entre 6,5 mil e 7 mil carros-pipa têm fornecido água para as cidades da região.

Além do ministro, participaram da coletiva a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, e o diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastre Naturais, Carlos Nobre. Eles apresentaram à imprensa as conclusões de uma reunião que fizeram mais cedo sobre a situação do abastecimento de água no país. Reservatórios

A ministra do Meio Ambiente chamou a atenção para a necessidade de a população economizar água. “As pessoas têm que ter a consciência de que o fato de ter chovido muito, mesmo entrando no período do inverno, ainda há o desafio de recuperar os reservatórios, porque o que choveu não foi suficiente para recuperar os reservatórios”, ponderou Izabella Teixeira.

Ela comentou especificamente sobre o nível do sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo. Segundo ela, o volume de água retirado do Cantareira está em um terço do que é retirado normalmente. Ao ressaltar as “condições atípicas”, ela afirmou que mesmo com as chuvas recentes, a recuperação do sistema será parcial.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A NOTÍCIA NA ÍNTEGRA

Redação com Globo.com

Continue lendo

NORDESTE

Peixe raro e exótico aparece em praia do Nordeste e chama atenção de moradores

Publicado

em

Um peixe-lua, animal muito raro, foi encontrado por surfista e moradores da Praia da Leste Oeste, em Fortaleza, e chamou atenção de quem o viu pela anatomia exótica. Segundo pescadores da região, o animal estava na água e surgiu na areia quando a maré baixou.

O oceanografista Luís Ernesto Arruda Bezerra, professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirmou que o peixe-lua é o maior peixe ósseo do mundo e que existem cinco espécies no mundo. Luís Ernesto afirmou ainda que esses animais vivem em mares tropicais e profundos.

Ele costuma viver em regiões com cerca de 700 metros de profundidade e que por isso tem uma aparição incomum em praias e regiões onde o mar tem pouca profundidade.

A doutora em oceanografia do Labomar, Caroline Vieira Feitosa, disse que o peixe-lua é da espécie Masturus lanceolatus, muito raro de ser encontrado.

“Existem duas espécies do peixe no Nordeste. O mola-mola e o Masturus lanceolatus. Esse que apareceu em Fortaleza é o Masturus lanceolatus, que é muito difícil dele aparecer. Ele foi encontrado recentemente em São José da Coroa Grande, Pernambuco. Queria muito ter estudado ele para ver o que ocasionou ele emergir, já que ele vive a 700 metros de profundidade”, explicou.

Peixe-lua encontrado na praia da Leste-Oeste em Fortaleza. — Foto: Reprodução

G1-CE

Continue lendo

NORDESTE

Governadores do Nordeste apresentam proposta para aquisição de 39,6 milhões de doses da vacina Sputnik ao ministro da Saúde

Publicado

em

O governador João Azevêdo se reuniu, por meio de videoconferência, nesta quinta-feira (11), com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e os demais governadores do Nordeste, ocasião em que os gestores apresentaram a proposta para a aquisição de 39,6 milhões de doses da vacina Sputnik que devem ser incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI). A iniciativa foi acolhida pelo ministro e deve ser formalizada nesta sexta-feira (12).

A negociação entre o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e o Fundo Soberano Russo foi iniciada no ano passado, sob a condução do governador da Bahia, Rui Costa, e foi viabilizada com a sanção por parte do governo federal da Lei que facilita a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à imunização contra a Covid-19.

“Nós agradecemos ao ministro pela decisão efetiva e parabenizamos o governador Rui Costa pelo empenho para garantir a disponibilidade das doses. Estamos numa luta para salvar vidas. O Brasil precisa, mais do que nunca, da nossa união de forças pela vacina para que possamos vencer a pandemia”, ressaltou o governador João Azevêdo.

Na reunião virtual, o ministro ainda apresentou uma estimativa de distribuição de doses aos estados para março. A previsão é de que sejam destinadas entre 22 milhões e 38 milhões de imunizantes contra a Covid-19 até o final do mês.

 

Por Secom/PB

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados