Connect with us

PARAÍBA

MP recomenda investigação por uso eleitoreiro em disputa pelos Conselhos na PB

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) quer evitar interferências políticas nas eleições para a escolha de conselheiros tutelares no estado da Paraíba. Para isso a Corregedoria Geral do Ministério Público paraibano expediu uma recomendação para que todas as Promotorias de Justiça no estado fiscalizem as eleições deste ano. O processo eleitoral para a escolha dos novos conselheiros tutelares, nos 223 municípios da Paraíba, acontecerá já no mês de outubro.

“Em algumas cidades do interior, a disputa costuma ser marcada pela tentativa de interferências política e partidária”, ressalta o corregedor-geral do MPPB, procurador de Justiça Luciano de Almeida Maracajá. O pleito está marcado para o 4 de outubro em todas as cidades brasileiras, como estabelece a Lei Federal 12.696, de 2012, que prevê uma eleição unificada para conselheiros tutelares no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.

A Recomendação 02/2015 alerta os promotores de Justiça para a necessidade de investigar denúncias que surgirem durante o processo eleitoral e acompanharem de perto as eleições em todo o estado, já que o Ministério Público é o órgão responsável por “ações para a eficaz e efetiva implementação das normas relativas à eleição unificada dos conselheiros tutelares”.

O corregedor-geral adianta que já há denúncias, mesmo faltando mais de dois meses para as eleições, de interferências políticas no processo eleitoral para a escolha dos novos conselheiros em várias cidades do estado. Ele ainda lembra que, em alguns casos, os candidatos procuram ocupar as vagas com o objetivo de ascender politicamente nos municípios e conquistar vagas no Poder Legislativo e em outros órgãos das administrações municipais.

“Como nós temos muitas cidades pequenas na Paraíba, isso se torna muito evidente. Quem ocupa o cargo de conselheiro tutelar geralmente vê nisso uma oportunidade para dar início a uma carreira política; quando, na verdade, essas pessoas deveriam estar preocupadas em prestar um bom serviço à comunidade”, completa o corregedor.

WSCOM Online

Continue lendo

PARAÍBA

Quase 54 mil vacinas contra Covid-19 são entregues aos municípios paraibanos; confira quantas doses recebidas

Publicado

em

As quase 54 mil doses de vacinas contra a Covid-19 destinadas aos municípios paraibanos estão sendo entregues nesta sexta-feira (26), segundo informou ao ClickPB, o secretário de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), Geraldo Medeiros. A Paraíba recebeu do Ministério da Saúde, nos últimos dois dias, a quinta remessa de doses da Coronavac e Oxford/Astrazeneca. 

A distribuição aos municípios começou no início da manhã com previsão de término na tarde de hoje, por meio de veículos da SES-PB, via terrestre, e também em avião do Governo do Estado como tem sido feito nas últimas entregas. Essas vacinas devem ser destinadas aos públicos de 80 a 89 anos de idade e também aos profissionais de saúde da linha de frente Covid-19 que ainda não foram imunizados. 

Aexpectativa da SES-PB é que 85% da população dessa faixa etária com essas vacinas. A quinta remessa entregue pelo Ministério da Saúde ao Estado da Paraíba foi de 63.300 doses referentes as produções dos institutos Butantan e Bio-Manguinhos/Fiocruz. A população deve ficar alerta aos calendários de vacinação dos seus municípios. 

Confira a quantidade por municípios:

Continue lendo

PARAÍBA

Alagamento deixa carros boiando e Avenida Pedro II fica intransitável em João Pessoa

Publicado

em

As fortes chuvas que caem desde a madrugada desta sexta-feira (26), deixaram vários pontos de alagamento pelas ruas de João Pessoa. A previsão é de chuvas durante toda sexta-feira (26).

A Avenida Pedro II registrou um grande alagamento. Carros que estavam no meio da avenida ficaram boiando e a via ficou intransitável. 

Ainda na Av. Pedro II, no sentido Centro/bairro, uma faixa foi interditada devido a queda de árvore, próximo ao Ibama. A SEMAM foi acionada no local. 

A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) alerta os motoristas para cuidados redobrados nas ruas da capital paraibana.

 

ClickPB

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados