Connect with us

MUNDO

O fim de uma era: Noruega é 1º país do mundo a parar com transmissões de rádio em FM

Publicado

em

Sob os olhares de outras nações, a Noruega se tornou o primeiro país do mundo a tirar do ar o sinal FM na última quarta-feira.

O desligamento começou na manhã do dia 11, na cidade mais ao norte do país, Bodø, perto do Círculo Polar Ártico, e teve cobertura ao vivo da televisão norueguesa.

Segundo o governo, hoje, a Noruega tem 22 estações nacionais de rádio digital e ainda há espaço para outras 20.

No entanto, só restam cinco estações nacionais de rádio FM neste país de 5 milhões de habitantes.

O serviço público de radiodifusão norueguês, o NRK, desligará seu sinal FM antes da concorrência.

Mas este processo não será repentino: o sinal sairá do ar região por região, a partir de janeiro deste ano.

Economia

O ministério da Cultura norueguês estima que a digitalização das emissoras nacionais de rádio gerará uma economia anual de cerca de US$ 25 milhões (aproximadamente R$ 80 milhões).

“O custo de transmissão de rádio nacional pela rede FM é oito vezes maior que pela rede de Retransmissão Digital de Áudio”, disse o ministério em um comunicado.

Isso se deve em parte pelo menor consumo de energia da transmissão digital.

Iniciativa na Noruega servirá de teste para a indústria global de rádio

A ministra da Cultura, Thorhild Widvey, elenca outras vantagens.

“Os ouvintes terão acesso a um conteúdo de rádio mais diverso e plural e desfrutarão de uma maior qualidade de áudio, além de novas funcionalidades”, disse ela recentemente.

Segundo Widvey, a digitalização também melhorará o sistema de resposta diante de emergências, já que a rádio digital é menos vulnerável a condições de clima extremas.

Indústria

Vários outros países da Europa e do sul da Ásia também avaliam uma transição para a rádio digital.

Segundo o analista britânico James Cridland, o momento do desligamento do sinal FM na Noruega será um “momento de apreensão” para a indústria de rádio global.

“Espero que os noruegueses tenham feito o suficiente para reter a audiência e para garantir que aqueles que não tenham feito a transição para o digital o façam logo”, disse.

“Quem escuta rádio pode decidir, em vez disso, passar a ouvir sua coleção de músicas ou os serviços de streaming. Se a mudança prejudicar a audiência, pode ser que outros países fiquem menos dispostos a também desligar seu sinal FM e AM.”

G1

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Objeto brilhante misterioso é encontrado em deserto dos Estados Unidos

Publicado

em

Funcionários do Departamento de Segurança Pública de Utah, EUA, encontraram um misterioso monólito metálico brilhante no meio do deserto, enquanto ajudavam funcionários da Divisão de Recursos de Vida Silvestre na contagem de carneiros selvagens em uma área remota da região.

Após uma inspeção mais próxima, os funcionários deram conta de que se tratava de um monólito de metal que havia sido instalado em uma área isolada entre as rochas avermelhadas.

De acordo com o piloto Bret Hutchings, assim que o objeto foi avistado, eles retornaram para observar a misteriosa estrutura.

Posteriormente, as autoridades publicaram fotografias e vídeos de seu pessoal admirando o objeto, cujas dimensões podem chegar a 3,6 metros de altura.

O departamento mencionou em um comunicado que a localização do monólito não seria revelada, pois se encontra em uma área “muito remota” e temem que as pessoas possam ficar em perigo caso tentem acessar o local por conta própria.

Hutchings adicionou que todos pensaram que a estrutura era algo que a NASA haveria colocado no local. Ao se aproximarem, eles notaram que o monólito aparentemente não possuía nenhum propósito e consideram que possa ter sido criado por algum artista.

A instituição alertou aos cidadãos que “é ilegal instalar estruturas ou obras de arte sem autorização em terrenos públicos administrados pelo governo federal”.

A instituição alertou aos cidadãos que “é ilegal instalar estruturas ou obras de arte sem autorização em terrenos públicos administrados pelo governo federal”.

Brasil 247

 

 

Continue lendo

MUNDO

Vacina Sputnik tem 95% de eficácia e será mais barata que as americanas e europeias

Publicado

em

A Rússia anunciou esta terça-feira (24) que a sua vacina Sputnik V contra o coronavírus tem uma eficácia de 95%, segundo resultados preliminares. O país fez referência ao imunizante desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya em Moscovo. 

De acordo com a agência Reuters, governo russo informou que vai cobrar menos por sua vacina Sputnik V, contra a Covid-19, do que suas rivais e Moscou pretende produzir mais de 1 bilhão de doses dentro e fora do país no próximo ano.

Moscou tem sido criticada por cientistas ocidentais que acusam a Rússia de buscar atalhos em um esforço para acelerar a vacina Sputnik V, o que a Rússia nega.

Estabelecer um preço menor do que o de rivais pode ajudar a Rússia a obter uma parcela do mercado.

No Brasil, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, afirmou que o cronograma estimado pela fundação prevê a produção de 130 milhões.

Brasil 247

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados