Connect with us

MUNDO

Papa visita ilha grega e leva famílias de refugiados para Itália

Publicado

em

O Papa Francisco levou três famílias de refugiados sírios de volta para Roma neste sábado (16) após visitar a linha de frente da crise de refugiados na Europa em um acampamento na Grécia onde migrantes choraram a seus pés, beijaram suas mãos e imploraram por ajuda, segundo a Reuters.

Em um complexo cercado na ilha de Lesbos, adultos e crianças se desmancharam em lágrimas depois que a viagem deles à Europa foi interrompida por uma decisão da União Europeia de fechar a rota de imigração usada por milhões de pessoas para fugir dos conflitos desde o início de 2015.

Embora as fronteiras agora estejam amplamente fechadas para migrantes, Francisco simbolicamente levou um pequeno grupo de refugiados com ele em sua areronave quando deixou a ilha após uma visita de cinco horas, de acordo com a Reuters.

“O papa desejava fazer um gesto de boas vindas a respeito dos refugiados, acompanhando em seu avião a Roma três famílias de refugiados da Síria, 12 pessoas ao todo, incluindo seis crianças”, disse comunicado divulgado pelo Vaticano.

Os indivíduos foram selecionados aleatoriamente, segundo a imprensa. Eles haviam chegado a Lesbos antes de um acordo entre a União Europeia e a Turquia entrar em vigor para interromper o fluxo de migrantes em 20 de março.

O Papa Francisco, líder de 1,2 bilhão de católicos, cumprimentou centenas de pessoas enquanto outras centenas se apertavam em cercas de metais no campo de Moria, que abriga cerca de 3.000 pessoas.  “Liberdade, liberdade”, gritavam imigrantes enquanto o papa andava pelo local sob forte sol. Algumas mulheres uivavam.

Papa se encontra com jovens refugiados em Lesbos. (Foto: OSSERVATORE ROMANO/Reuters)Papa se encontra com jovens refugiados em Lesbos. (Foto: OSSERVATORE ROMANO/Reuters)

Vocês não estão sós
“Quero dizer para vocês, vocês não estão sós. Como pessoas de fé, juntamo-nos a suas vozes para falar por vocês. Não percam a esperança!”, disse o Papa Francisco, ao lado do Patriarca Bartholomew, líder espiritual dos cristãos ortodoxos, e do arcebispo grego Leronymos.

Em pelo menos três momentos, adultos se jogaram aos pés do pontífice, chorando e implorando por ajuda. Uma mulher usando um crucifixo cortou o cordão de isolamento da polícia e se atirou aos pés do papa, de acordo com a Reuters.

“Não ao campo, não ao campo”, disse a mulher, que aparentava ter cerca de 30 anos, implorando: “Eu quero ir embora.”

Chegadas à Europa
A Frontex, agência que controla as fronteiras externas da União Europeia, monitora as diferentes rotas usadas por imigrantes e como essas pessoas chegam aos limites do continente, segundo a agência EFE.

Segundo o órgão, cerca de 340 mil foram detectados nas fronteiras desde o começo do ano. No mesmo período do ano passado, foram 123,5 mil.

Papa Francisco cumprimenta refugiados em campo perto do porto de Mytilene, na ilha de Lesbos. (Foto: Reuters)Papa Francisco cumprimenta refugiados em campo perto do porto de Mytilene, na ilha de Lesbos. (Foto: Reuters)

De onde eles vêm?
O maior grupo de imigrantes é de sírios, que fogem da violenta guerra civil em curso no país. Afegãos e eritreus vêm em seguida, geralmente tentando escapar da pobreza e de violações aos direitos humanos.

Os grupos originários da Nigéria e do Kosovo também são grandes – pobres e marginalizados integrantes do povo romà (cigano) são boa parte dos imigrantes vindos do último país.

Na Itália, pessoas que chegam da Eritreia formam o maior grupo, seguidas por aquelas que vêm da Nigéria.

Na Grécia, porém, os sírios formam a maior população, seguidos pelos afegãos.

Como os imigrantes obtêm asilo na União Europeia?
Eles devem provar às autoridades que são alvo de perseguição e poderiam ser feridos ou até mesmo mortos se devolvidos para seu país de origem.

De acordo com as regras da União Europeia, pessoas em busca de asilo têm direito a alimentação, a primeiros socorros e a serem abrigadas em um centro de recepção. Também deve ter suas necessidades avaliadas individualmente.

As autoridades podem conceder o asilo em primeira instância. Se isso não ocorre, o solicitante pode apelar contra a decisão na Justiça, com chances de ganhar.

A pessoa em busca de asilo deve receber o direito de trabalhar em até nove meses após sua chegada.

G1

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

New York Times diz que Moro corrompeu o sistema judicial e é responsável direto pelo caos que o Brasil vive hoje

Publicado

em

O jornal The New York Times, o mais influente do mundo, diz que o ex-juiz Sérgio Moro é responsável direto pelo caos no Brasil, por ter corrompido o sistema de justiça no País. “O Brasil vive várias crises ao mesmo tempo – a situação catastrófica da saúde, a economia frágil e a polarização política extrema. Agora podemos adicionar a corrupção do sistema judicial à lista. Não precisava ser assim. Os brasileiros tinham grandes esperanças há sete anos, quando um jovem magistrado chamado Sérgio Moro lançou uma operação anticorrupção chamada Lava Jato, ou Operação Lava Jato”, diz o artigo assinado pelo cientista político e diretor-executivo do Observatório Político da América Latina e do Caribe (Opalc) da universidade Sciences Po de Paris, Gaspard Estrada.

“A Operação Lava Jato provou que a justiça poderia acabar com a corrupção endêmica no Brasil ou foi apenas um conto de fadas que velou outros interesses políticos? Nas últimas semanas, o lado negro do Lava Jato foi desnudado, e um sentimento de profundo desencanto com a chamada justiça curitibana, que leva o nome da capital do estado do Paraná, onde a força-tarefa estava sediada, se espalhou por todo o país. A Operação Lava Jato foi considerada a maior investigação anticorrupção do mundo, mas se tornou o maior escândalo judicial da história do Brasil. Quando a força-tarefa foi dissolvida em 1º de fevereiro, quase ninguém saiu às ruas ou às redes sociais para lamentar seu fim”, apontou ainda Estrada.

O cientista político também responsabiliza Moro diretamente pela destruição do Brasil. “Em vez de erradicar a corrupção, obter maior transparência na política e fortalecer a democracia, a agora notória Operação Lava Jato abriu o caminho para Jair Bolsonaro chegar ao poder após eliminar seu principal rival, Lula, da corrida presidencial. Isso contribuiu para o caos que o Brasil vive hoje”, escreveu.

Brasil 247

 

Continue lendo

MUNDO

Robô ‘Perseverança’ pousa em Marte e manda primeiras imagens

Publicado

em

A sonda Perseverance, da Nasa, pousou em Marte na tarde desta quinta-feira, 18, sete meses depois de partir da Terra.

O Perseverance Mars rover pousou com sucesso na cratera Jezero do planeta vermelho e mandou as primeiras imagens. (fotos abaixo)

“É realmente o começo de uma nova era”, disse o administrador associado da Nasa para a ciência, Thomas Zurbuchen, durante o webcast da agência espacial americana que mostrou a chegada do robô ao planeta.

O robô movido a energia nuclear tem a missão de trazer as primeiras amostras de rocha marciana – possivelmente incluindo fósseis alienígenas – de volta à Terra.

O rover, apelidado de “Percy” por seus engenheiros, foi lançado do Cabo Canaveral, Flórida, em julho, e viajou 300 milhões de milhas até Marte.

Na quinta-feira, a cápsula que transportava o Perseverance finalmente chegou na atmosfera marciana a cerca de 19.000 km / h, lançou um paraquedas de 21 metros de largura para diminuir sua queda e, em seguida, largou seu escudo térmico.

Isso deu às câmeras e ao sistema de radar do robô uma visão da paisagem.

Um sistema de navegação a bordo foi usado para encontrar um ponto de pouso seguro.

Logo após o pouso, foram postadas na conta no Twitter da sonda, as primeiras imagens registradas pela Perseverance no solo de Marte. (veja abaixo)

A equipe comemora o pouso Foto: New York Times
A equipe comemora o pouso Foto: New York Times

Veja as duas primeiras fotos:

"Olá Mundo. Meu primeiro olhar na minha casa eterna", escreveu a conta no Twitter da sonda Perseverance ao postar a primeira imagem registrada em Marte Foto: Twitter/ Reprodução
“Olá Mundo. Meu primeiro olhar na minha casa eterna”, escreveu a conta no Twitter da sonda Perseverance ao postar a primeira imagem registrada em Marte
Foto: Twitter/ Reprodução
 
"E outro olhar atrás de mim. Bem-vindos à cratera de Jezero", escreveu a conta da sonda ao postar a segunda imagem de Marte Foto: Twitter/ Reprodução
“E outro olhar atrás de mim. Bem-vindos à cratera de Jezero”, escreveu a conta da sonda ao postar a segunda imagem de Marte
Foto: Twitter/ Reprodução
 
Ilustração da cratera de Jezero onde o Perse pousou nesta quinta Foto: NASA
Ilustração da cratera de Jezero onde o Perse pousou nesta quinta Foto: NASA
 
Ilustração do robô Persevarance Foto: NASA
Ilustração do robô Persevarance Foto: NASA

Com informações da CNN e Business Insider

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados