Connect with us

PARAÍBA

Paraíba vai apresentar pesquisa sobre microcefalia para mídia internacional

Publicado

em

Na próxima quinta-feira, às 16h30, o Governo do Paraíba fará uma apresentação, no Palácio da Redenção, sobre o andamento da pesquisa sobre microcefalia na Paraíba e da Rede de Cardiologia Pediátrica estadual. O governador Ricardo Coutinho (PSB) atendeu a solicitação da TV All Jazeera do oriente médio, da TV ARD, da Alemanha, do Wall Street Journal, dos Estados Unidos, e da American National Public Radio.

A pesquisa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, Ministério da Saúde e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Governo dos Estados Unidos (CDC) e será realizada durante 50 dias. O trabalho a contempla a coleta de informações de mulheres que tiveram bebês com ou sem microcefalia, recentemente, no estado. Para cada caso com microcefalia, serão escolhidas três mães da mesma região cujo bebê não possui a doença. A expectativa é que cerca de 800 pacientes sejam avaliados. O estudo deve terminar em abril deste ano.

Equipes – No total, oito equipes estarão em campo, cada uma composta por compostas por técnicos do Ministério da Saúde, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Governo dos Estados Unidos, um (01) técnico em laboratório, técnico da Secretária Estadual de Saúde (SES) e do município visitado.

A Paraíba é o segundo estado no país em casos suspeitos de microcefalia, sendo 766 notificados. Perde apenas para o estado de Pernambuco. Destes, 423 estão em investigação, 56 foram confirmados para microcefalia relacionada à infecção congênita, e 287 foram descartados. Os municípios com o maior número de notificações de casos suspeitos são João Pessoa (306); Patos (36); Sapé (22) e Bayeux (21). Quanto ao número de óbitos, foram notificados 14 óbitos suspeitos.

 

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PARAÍBA

EM CAJAZEIRAS: estudante morre vítima da covid-19 no dia do aniversário de 16 anos

Publicado

em

O estudante cajazeirense José Hugo Lins Félix, morreu vítima da covid-19 na tarde desta quinta-feira (25), o estudante faleceu no dia em que completou 16 anos, ele  deu entrada no Hospital Regional de Cajazeiras com fortes dores no abdômen e testou positivo para a doença.

De acordo com informações repassadas pelo HRC, o jovem teve complicações no intestino e acabou não resistindo.

José Hugo era morador do Distrito de Bom Jesus, município de São José de Piranhas, Sertão da Paraíba.

Polêmica Paraíba

Continue lendo

PARAÍBA

Novas doses das vacinas Astrazeneca e Coronavac são distribuídas para municípios paraibanos nesta sexta-feira

Publicado

em

Começa às 7h desta sexta-feira (25), a distribuição das novas doses das vacinas Astrazeneca e Coronavac para todos os municípios da Paraíba. A quinta remessa de vacinas Coronavac chegou no início da tarde desta quinta-feira (25), no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. 

De acordo com o secretário Executivo de Gestão de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, a distribuição acontece tanto via rodoviária quanto aérea para dar continuidade das campanhas de vacinação e a execução das doses já podem ser feitas com os quatro últimos lotes. 

Ainda de acordo com Beltrammi, serão vacinadas a população com mais de 80 anos, trabalhando com dois grupos.

“Primeiro vacinar 100% as pessoas de 85 e 89 anos, e na sequência, de 80 e 84 anos e assim proteger os idosos que tem mais adoecer gravemente e perder suas vidas”, afirmou. 

Nas quatro primeiras remessas, a Paraíba recebeu 223.680 doses, como o ClickPB apurou. Do total, 187.680 foram da Coronavac e 36 mil da Oxford/Astrazeneca.  Nessa quarta-feira (24), o Estado recebeu 39.500 de Astrazeneca e hoje, 23.800 de Coronavac, totalizando 63.300 doses. Essas duas vacinas são aplicadas em duas doses, cada um com intervalos diferenciados, sendo a primeira com até 28 dias e a segunda, até quatro meses.  

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados