Connect with us

PARAÍBA

PB está na 3ª posição do Nordeste no ranking de competitividade

Publicado

em

A Paraíba teve a 3ª melhor colocação do Nordeste na edição 2016 do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Economist Intelligence Unit e Consultoria Tendências, ficando atrás apenas do Ceará e de Pernambuco. Já na comparação com os demais estados do País, a Paraíba alcançou a 15ª posição geral. Infraestrutura, potencial de mercado e solidez fiscal foram as áreas com melhores resultado. O ranking do CLP analisou a capacidade competitiva dos Estados brasileiros por meio de 65 indicadores, agrupados em dez pilares. Em infraestrutura, a Paraíba alcançou a nota 73,9 (numa escala de 0 a 100) e ficou atrás apenas de São Paulo, que também lidera o ranking geral. O resultado foi melhor do que o alcançado no ano passado, quando o Estado havia ficado na 3ª posição nacional.

Um dos fatores que contribuiu para o excelente desempenho foi o programa Caminhos da Paraíba, desenvolvido pelo Governo do Estado. A ação já foi responsável pela construção e recuperação de 103 rodovias que atendem a diversos municípios paraibanos, melhorando as condições de infraestrutura de transporte necessárias, por exemplo, para o escoamento da produção, transporte de matéria-prima e fortalecimento do setor do turismo.

A Paraíba também tirou notas consideradas boas maiores que a média nacional nos pilares solidez fiscal (61,3) e potencial de mercado (62,9). No primeiro índice, o Estado melhorou três posições no ranking nacional, passando da 19ª para a 13ª do País. Já em potencial de mercado, houve queda, da 4ª para a 6ª posição. O resultado desses dois índices indica que o Governo estadual vem enfrentando a crise nacional, iniciada ainda em 2014, com planejamento e responsabilidade, a exemplo de ações os decretos 36.199 e 36.199, de setembro do ano passado, que determinou a contenção de despesas e otimização de recursos no Estado. Mas o Governo começou a ter menor desempenho na potencialidade de negócios em 2016, quando a crise política que paralisou o País afetou os demais antes da Federação.

Além de infraestrutura, solidez fiscal e potencial de mercado, a pesquisa considerou também os seguintes pilares: educação, capital humano, eficiência da máquina pública, inovação, segurança pública, sustentabilidade social e sustentabilidade ambiental.

Redação com Secom

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PARAÍBA

Quase 54 mil vacinas contra Covid-19 são entregues aos municípios paraibanos; confira quantas doses recebidas

Publicado

em

As quase 54 mil doses de vacinas contra a Covid-19 destinadas aos municípios paraibanos estão sendo entregues nesta sexta-feira (26), segundo informou ao ClickPB, o secretário de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), Geraldo Medeiros. A Paraíba recebeu do Ministério da Saúde, nos últimos dois dias, a quinta remessa de doses da Coronavac e Oxford/Astrazeneca. 

A distribuição aos municípios começou no início da manhã com previsão de término na tarde de hoje, por meio de veículos da SES-PB, via terrestre, e também em avião do Governo do Estado como tem sido feito nas últimas entregas. Essas vacinas devem ser destinadas aos públicos de 80 a 89 anos de idade e também aos profissionais de saúde da linha de frente Covid-19 que ainda não foram imunizados. 

Aexpectativa da SES-PB é que 85% da população dessa faixa etária com essas vacinas. A quinta remessa entregue pelo Ministério da Saúde ao Estado da Paraíba foi de 63.300 doses referentes as produções dos institutos Butantan e Bio-Manguinhos/Fiocruz. A população deve ficar alerta aos calendários de vacinação dos seus municípios. 

Confira a quantidade por municípios:

Continue lendo

PARAÍBA

Alagamento deixa carros boiando e Avenida Pedro II fica intransitável em João Pessoa

Publicado

em

As fortes chuvas que caem desde a madrugada desta sexta-feira (26), deixaram vários pontos de alagamento pelas ruas de João Pessoa. A previsão é de chuvas durante toda sexta-feira (26).

A Avenida Pedro II registrou um grande alagamento. Carros que estavam no meio da avenida ficaram boiando e a via ficou intransitável. 

Ainda na Av. Pedro II, no sentido Centro/bairro, uma faixa foi interditada devido a queda de árvore, próximo ao Ibama. A SEMAM foi acionada no local. 

A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) alerta os motoristas para cuidados redobrados nas ruas da capital paraibana.

 

ClickPB

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados