Connect with us

PARAÍBA

PB já teria pelo menos 10 casos do ‘jogo’ de automutilação e morte ‘Baleia Azul’

Publicado

em

A Paraíba já contabiliza pelo menos dez casos de participação de jovens no desafio ‘Baleia Azul’, no qual os participantes praticam automutilação e são coagidos a cometerem suicídios. Em um dos casos, uma jovem de 14 anos, estudante de uma escola do Centro de João Pessoa, cortou os braços e subiu no teto da escola para cumprir desafios do ‘jogo’.

As informações sobre o ‘Baleia Azul’ foram repassadas ao Portal Correio pelo tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, que é coordenador do Centro Integrado de Operações Policiais em João Pessoa (Ciop) e coordenador-executivo do escritório brasileiro da Associação Internacional de Prevenção ao Crime Cibernético

Segundo o tenente-coronel, o caso da adolescente de João Pessoa foi descoberto pelos familiares após eles ligarem o fato registrado na escola ao desafio.

“Dias após o problema da menina na escola, um familiar da jovem viu o alerta sobre o jogo e ligou o registro ao desafio. A família da jovem nos procurou e relatou todo o ocorrido, afirmando que a menina cortou os braços e subiu no teto da escola para cumprir etapas do jogo. Ao ligarem os eventos, os familiares quebraram o celular da menina. Agora, ela passa por acompanhamento psicológico”, afirmou o tenente-coronel.

Casos na Paraíba

Em um levantamento ainda preliminar, o tenente-coronel citou que o estado já contabiliza pelo menos dez casos registrados de participação de jovens no desafio ‘Baleia Azul’. Porém, o número pode ser ainda maior, já que familiares das vítimas podem não estar procurando o polícia para passar informações.

“Acreditamos que esse desafio vem sendo praticado há pelo menos um mês na Paraíba e que o número de casos deve ser bem maior. Em Guarabira, temos relato de uma pessoa que participou do jogo e chegou ao nível 10. Também recebi informes de uma aluna minha, do curso de Direito, que foi incluída sem consentimento em um grupo de participantes do desafio. Esse grupo tinha pessoas de todo o Brasil e contava com 200 participantes”, relatou o coordenador do Ciop.

O tenente-coronel Arnaldo Sobrinho também afirmou ao Portal Correio que existem indícios de que menores estariam agindo como ‘curadores’ do desafio, aliciando e ameaçando participantes.

“Estamos realizando um apanhado de informações e relatos sobre casos no estado e iremos confeccionar um relatório para as policiais Civil e Federal para que elas possam receber informes detalhados e tomar providências quanto à investigação desse crime. Esse relatório também irá para a Associação Internacional de Prevenção ao Crime Cibernético”, contou o policial.

Pais precisam estar atentos

O tenente-coronel voltou a afirmar que os pais precisam estar atentos a atitudes dos filhos para que possam perceber diferenças comportamentais.

“Os pais devem obedecer cinco requisitos: observar o comportamento; perceber alterações de rotina; devem estabelecer diálogo com os jovens; prestar assistência e apoio; e, especialmente, colocar novos projetos para esses jovens. É fundamental que os pais tenham total atenção aos filhos para evitar que eles participem desse desafio”, concluiu o tenente-coronel.

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PARAÍBA

Paraíba recebe quase 40 mil novas doses da vacina Astrazeneca nesta quinta-feira

Publicado

em

A Paraíba recebe na tarde desta quarta-feira (24), 39.500 novas doses da vacina Astrazeneca. A informação foi confirmada na manhã de hoje ao Portal ClickPB, pelo secretário de saúde, Geraldo Medeiros. 

A aeronave com as doses da vacina decola por volta das 14h e tem previsão de chegada no Aeroporto Castro Pinto às 17h05. 

Também é esperada nesta quarta-feira (24), a chegada de 23.800 doses da vacina Coronavac, enviada pelo Instituto Butantan, porém sem estimativa de horário. 

De acordo com dados da Secretaria de Saúde da Paraíba, até o momento 223.680 doses foram recebidas, 187.892 distribuídas e 117.756 doses aplicadas em todo o estado.  

Continue lendo

PARAÍBA

Paraíba registra 980 novos casos de Covid-19 e 25 óbitos nas últimas 24h

Publicado

em

A Paraíba registrou, nesta terça (23), 980 casos de Covid- 19. Também foram confirmados 25 novos óbitos desde a última atualização, sendo 17 deles nas últimas 24h. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde ao ClickPB desde a última atualização, 96 (9,79%) são casos de pacientes hospitalizados e 884 (90,21%) são leves. 

Números Totais:

  • Casos Confirmados: 214.207
  • Óbitos Confirmados: 4.404
  • Casos Recuperados: 157.099
  • Testes Realizados:   642.423

Agora, a Paraíba totaliza 214.207 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 642.423 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Os óbitos ocorreram entre os dias 18 e 23 de fevereiro de 2021, sendo sete deles em hospitais privados, dois em residência e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 4.404 mortes. O boletim registra ainda um total de 157.099 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 507 novos casos, o que corresponde a 58,16% dos casos registrados nesta terça. São eles: 

  • João Pessoa, com 257 novos casos, totalizando 56.746; 
  • Campina Grande, com 145 novos casos, totalizando 19.596; 
  • Cajazeiras, com 36 novos casos, totalizando 4.506; 
  • Cabedelo, com 35 novos casos, totalizando 5.212; 
  • Patos, com 34 novos casos, totalizando 8.576.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 23/02/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta terça, 206 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 25 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Alhandra (2), Areia (1), Brejo do Cruz (1), Cajazeiras (3), Campina Grande (2), João Pessoa (7), Patos (3), Piancó (1), Picuí (1), Santa Rita (1), São Bento (1), São Domingos do Cariri (1) e Tavares (1). As vítimas são 13 homens e 12 mulheres, com idades entre 35 e 97 anos. Cardiopatia foi a comorbidade mais frequente e nove não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 63%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 77%. Em Campina Grande estão ocupados 56% dos leitos de UTI adulto e no sertão 77% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 35 pacientes foram internados nas últimas 24h.

Comparando censo da segunda (22) e desta terça (23), foram ampliados 23 leitos de UTI e 18 enfermarias, totalizando 41 novos leitos na Paraíba. 

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 123.003 doses. Até o momento, 103.312 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 19.691 com a segunda dose da vacina. 

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados