Connect with us

PARAÍBA

PB terá 280 poços orçados em R$ 2,3 milhões para amenizar efeitos da estiagem

Publicado

em

Um convênio, assinado nesta quinta-feira (17), entre o governo do Estado e o Exército Brasileiro vai permitir a perfuração de 280 poços tubulares profundos em municípios das regiões do Cariri, Seridó, Curimataú e Médio Sertão paraibano. O investimento na parceria vai ser de R$ 2,3 milhões.

Segundo o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Hélio Sila Barbosa, as comunidades que serão beneficiadas pelos poços também vão receber kits de subirrigação e raquetes de palma resistente.

“A ideia é que as famílias beneficiárias possam produzir forragem para seu rebanho. Por isso, além do poço, vamos distribuir para cada comunidade um sistema de subirrigação por energia solar, e dez mil raquetes de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim”, disse o coordenador.

Além da perfuração dos poços, o Procase já está implantando 280 barragens subterrâneas. As barragens também são acompanhadas pelos sistemas de subirrigação fotovoltaicos e pelas raquetes de palma resistente. Ao todo serão implantadas 560 unidades de produção de forragem animal nos 56 municípios de atuação do Projeto.

Portal Correio

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PARAÍBA

Covid-19: CG apresenta aumento de 130% nos casos em uma semana, diz estudo

Publicado

em

O professor Josenildo Brito de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), publicou na segunda-feira (23) mais um relatório de pesquisa sobre o trabalho que analisa os número da pandemia de Covid-19 no Brasil, em São Paulo, na Paraíba e, especificamente, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

O estudo busca estimar, de acordo com os dados obtidos, os números de novos casos e óbitos decorrentes da doença, objetivando otimizar seu enfrentamento. E os números na Paraíba, esta semana, preocupam os pesquisadores.

Segundo o relatório, o estado registrou um aumento no número de novos casos desde a última semana, algo em torno de 21%. Campina Grande apresentou crescimento ainda mais alarmante: dentro de uma semana, os registros de novos casos da Covid-19 subiram 130%.

“A Paraíba já havia aumentado na semana anterior, 44%, e segue em alta. Campina Grande também preocupa. Pela curva que se vê no gráfico de novos casos, é possível pensar, sim, que há uma tendência de início de uma segunda onda da pandemia na cidade”, explicou o professor.

Até o próximo sábado, dia 28, o estudo estima que a Paraíba alcançará os 146.284 casos da doença, registrando 3.282 óbitos. Campina Grande possivelmente chegará aos 14.536 casos, com 416 mortes contabilizadas.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Na tabela a seguir é possível identificar as projeções para os próximos 14 dias com a estimativa até 5 de dezembro e o número de possíveis infectados e óbitos.

Paraíbajá

Continue lendo

PARAÍBA

MPF pede explicações da Prefeitura de São João do Tigre por ‘show da vitória’ e notifica banda Cavaleiros do Forró

Publicado

em

Após a realização de um show em plena pandemia para comemoração da vitória doprefeito eleito Márcio Leite (Republicanos) no município de São João do Tigre, no Cariri paraibano, o Ministério Público Federal (MPF) pediu explicações do atual prefeito da cidade, Célio Barbosa, sobre o evento. Além disso, notificou a banda Cavaleiros do Forró por ter feito a apresentação.

Um ofício foi encaminhado na manhã desta segunda-feira (23) pela Procuradoria da República no município de Monteiro, cobrando explicações da gestão municipal sobre o evento e concedeu 10 dias para apresentar a origem da verba que custeou o evento. O MPF quer saber de onde partiram os recursos e se foi com verba pública.

O evento, como foi antecipado pelo ClickPB, aconteceu durante o sábado (21), em uma praça pública. O show estava marcado para a festa da vitória do prefeito eleito Márcio Leite (Republicanos). Em suas redes sociais, o político usou para divulgar a comemoração e convidando a população. A cidade ainda está na bandeira amarela, o que não permite realização desse tipo de evento.

Confira o documento encaminhado ao prefeito 

Documento que notifica a banda Cavaleiros do Forró

Confira o show no sábado:

ClickPB

 
 

 

Continue lendo

Facebook

Publicidade

MAIS LIDAS DE HOJE

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados