Connect with us

PARAÍBA

Prefeitos de quatro cidades da PB firmam termo pela ética e moralidade nas eleições

Publicado

em

Os prefeitos de Conceição, Ibiara, Santa Inês e Santana de Mangueira, no Sertão da Paraíba, assinaram ‘Termo de Compromisso’ assinaram na terça-feira (20) o ‘Termo de Compromisso Pela Ética e Moralidade nas Eleições de 2016’.

O acordo foi firmado com a presença do promotor de Justiça Osvaldo Lopes Barbosa e do juiz Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, ambos da 41ª Zona Eleitoral. O objetivo é zelar pela ética e moralidade no processo eleitoral deste ano.

O termo foi assinado pelos prefeitos de Conceição, José Ivanilson Soares de Lacerda (PSDB); de Ibiara, Pedro Feitosa Leite (PT); de Santa Inês, João Nildo Vieira Leite (PDT), o Doutor João; e de Santana de Mangueira, Tânia Mangueira Nitão Inácio (PTB), a Tânia de Nerival.

“O acordo foi de forma livre, espontânea e consensual entre as partes”, disse o promotor eleitoral Osvaldo Barbosa. Segundo ele, os prefeitos se comprometem em se abster de utilizar suas atividades administrativas nas dependências da prefeitura para tratar de interesses particulares e eleitorais. “Isso é uma forma de preservar a lisura do pleito eleitoral”, aponta o promotor.

Osvaldo Barbosa também alerta que o acordo não impede que os gestores executem os atos inerentes à manutenção dos serviços públicos essenciais, ordinários e urgentes, bem como os atos que demandem a atuação do gestor em decorrência de convênios ou contratos celebrados, cuja receita ou despesa encontrem previsão orçamentária.

“A nossa iniciativa leva em conta a necessidade constitucional de preservarmos o processo eleitoral de qualquer abuso político e econômico, objetivando promover a desvinculação das atividades político-partidárias da prestação dos serviços públicos pelas administrações municipais”, destaca Osvaldo Lopes Barbosa.

Os quatro municípios do ‘Termo de Compromisso’ estão localizados na Região do Sertão paraibano. Conceição, com 14.616 eleitores, está distante a 482 quilômetros de João Pessoa. Ibiara tem 5.587 eleitores e está a 452 quilômetros da capital paraibana. Já Santa Inês e Santana de Mangueira, respectivamente, têm 3.951 e 4.783 eleitores e estão localizados a 497 e 481 quilômetros de João Pessoa.

Candidatos a prefeito de Conceição:

# Alexandre Braga (PSB), pela coligação ‘A Resposta é do Povo’, formada por treze partidos políticos: PRB, PDT, PTB, PSL, PHS, PMB, PSB, PEN, PSD, PCdoB, PTdoB, PRP e Pros;
# Nilson Lacerda (PSDB), pela coligação ‘O Trabalho Não Pode Parar’, composto pelas seguintes agremiações partidárias (num total de oito): PP, PMDB, PSC, PR, DEM, PRTB, PTC e PSDB.

Candidatos a prefeito de Ibiara

# Kênia Beserra (PTB), pela coligação ‘Governando Para o Povo’, com cinco legendas partidárias: PTB, PSDB, PT, PCdoB e PTdoB;

# Nenivaldo Barros (PSB), na coligação ‘Unidos Para Reconstruir Ibiara’, integrada por quatro partidos: PSB, DEM, PRB e PSDC.

Candidatos a prefeito de Santa Inês

# Doutor João (PDT), pela coligação ‘Juntos Fazemos a Diferença’, que aglutina seis agremiações partidárias: PDT, PRB, PSDB, PSB, PTB e PSD;

# Jussara Vieira (DEM), na coligação ‘Unidos Pelo Povo’, reunindo dois partidos políticos: PP e DEM.

Candidatos a prefeito de Santana de Mangueira

# Adenilda Mangueira (PCdoB), com a coligação ‘Mudança, Humildade e Trabalho’, integrada por sete partidos políticos: PRB, PP, PT, PR, PPS, PCdoB e PTdoB; e

# Zé Inácio (PSDB), da coligação ‘Compromisso de Verdade, com Respeito, União e Humildade’, com sete legendas partidárias: PSDB, PSB, PTB, Pros,PSD, PSC e DEM.

Portal Correio

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PARAÍBA

Empresário José Carlos, dono do Grupo São Braz e da Rede Paraíba de Comunicação, morre vítima de covid-19

Publicado

em

Faleceu nesta sexta-feira (05) em decorrência da Covid-19 o empresário paraibano José Carlos da Silva Júnior, dono do Sistema Paraíba de Comunicação e do Grupo São Braz. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 18 de fevereiro após testar positivo para a covid-19 e acabou não resistindo a uma parada cardiorrespiratória. De acordo com informações obtidas pelo ClickPB, inicialmente José Carlos não manifestou sintomas do novo coronavírus, mas foi internado mesmo assim como forma de prevenção, já que possuía comorbidades e em razão da idade avançada.

José Carlos tinha 93 anos de idade e já ocupou o cargo de senador da Paraíba entre os anos de setembro de 1996 e janeiro de 1997 e de junho a novembro de 1999, quando suplente de Ronaldo Cunha Lima. Ele também foi vice-governador da Paraíba de 1983 a 1986, durante a gestão de Wilson Braga. Wilson Braga também faleceu vítima de covid-19 no mês de maio de 2020.

Natural de Campina Grande, José Carlos era casado com Virgília Henriques de Oliveira Carlos, que faleceu em 2015 aos 89 anos de idade. Ele deixa três filhos: Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire.

Ainda no início da pandemia de covid-19, José Carlos perdeu um neto vítima da doença. Mateus Carlos tinha 34 anos de idade e faleceu no dia 30 de março de 2020, quando estava internado no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa. Mateus foi um dos primeiros paraibanos a falecer em decorrência do novo coronavírus.

O empresário Eduardo Carlos, pai de Mateus e filho de José Carlos, permanece internado em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês se tratando da covid-19. Ele foi internado pouco após o seu pai. 

Continue lendo

PARAÍBA

Com chegada de novas remessas da vacina contra a Covid-19, idosos de 70 a 80 anos na Paraíba serão imunizados até março

Publicado

em

Com a chegada de novas remessas da vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira (3) na Paraíba, a imunização de idosos de 70 a 80 anos na Paraíba será efetivada. A estimativa, segundo o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, em entrevista ao ClickPB, é de que toda a população nessa faixa etária seja imunizada durante todo o mês de março, além dos profissionais de Saúde da linha de frente de combate ao coronavírus. Atualmente estão recebendo as doses os idosos com mais de 75 anos.

De acordo com ele, com a continuidade do envio das remessas das doses de vacinas, no cronograma previsto no Plano Nacional do Ministério da Saúde, conforme forem chegando novas remessas o público alvo será ampliado, sendo assim, a próxima faixa etária será de idosos entre 60 e 69 anos.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quarta-feira (3), a Paraíba já passa de 224.287 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, com 4.588 mortes confirmadas. São 1.118 novos casos e mais 30 mortes na última atualização. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença e 206 cidades registraram óbitos.

ClickPB

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados