Connect with us

PARAÍBA

Ricardo defende criação de Ministério da Segurança Pública

Publicado

em

O governador Ricardo Coutinho, mais uma vez, foi o primeiro a falar no Encontro de Governadores do Nordeste, que acontece em no Gran Hotel Arrey, em Teresina (PI). Seu pronunciamento foi centrado em dois temas: Ciência e Tecnologia e Segurança Pública. O quarto fórum promovido pelos atuais gestores dos nove estados nordestinos conta com a participação de quatro ministros de Estado.

Em sua fala, Ricardo cobrou claramente a criação de linhas de financiamento para projetos na área da inovação científica e tecnológica. E destacou que o Nordeste precisa de recursos federais para se investir em projetos de energia solar. “Não é coisa de outro mundo”, destacou, lembrando de projeto executado na Paraíba vencedor de prêmio nacional que barateia custo da energia elétrica em casas com tecnologia de energia fotovoltaica.

Na Segurança Pública, o governador paraibano lamentou o crescimento de número de homicídios no Brasil e reforçou a cobrança de medidas urgentes por parte do Governo federal. “A União precisa se adequar a essa situação”, disse, defendendo a criação de uma estrutural ministerial no Governo federal para pensar e executar as ações no combate à criminalidade. “Porque a criminalidade hoje é nacional. Não se reduz isso cada estado sozinho”, observou.

Ricardo defendeu ainda a federalização dos presídios para que eles passem para as mãos do governo federal. “Não cabe para os estados, estamos sobrecarregados”. E cobrou também ações para combate ao crack, criticando ainda o fato de que do convênio firmado sobre o tema há três anos só veio um ônibus.

Entrevistas

Nas entrevistas que concedeu à imprensa antes de começar o encontro, o governador Ricardo Coutinho destacou que o Nordeste precisa e está aprendendo a falar uma linguagem única. “O pensamento nosso, desde o primeiro encontro, tem sido exatamente construir uma identidade para a região e uma ação conjunta”, pontuou.

De acordo com o governador paraibano, isto não se faz numa única reunião, mas acredita que hoje o Nordeste tem um fórum mais organizado de governadores do Brasil. “Nós temos uma agenda permanente de reuniões, estamos pautando questões regionais e estamos conseguindo dialogar com o restante do país, a partir de uma região de 50 milhões de habitantes e que em uma década – 2002 a 2012 – conseguiu crescer 27% acima do PIB do país, por isso precisa ser vista não como um problema, mas como uma solução”, disse.

Sobre segurança pública, Ricardo avalia que o governo federal necessita olhar e reconhecer que é uma região que precisa de uma experiência comum na área de segurança pública. “O Nordeste em 2002 era responsável por 22% das mortes violentas no país e hoje somos responsáveis por 37%. É fundamental se pensar na criação de ministério que cuide da segurança pública”.

Na defesa do desenvolvimento da região, Ricardo Coutinho ressaltou que é preciso garantir a estabilidade. “O Nordeste tem que ter políticas de médio e de longo prazos, não pode ficar em torno de uma obra aqui outra acolá. Nós queremos integrar essa região e isto se faz com ciência e tecnologia, com boas práticas de governança, com política pública nacional para a área de segurança”, destacou.


WSCOM Online

Continue lendo

PARAÍBA

Paraíba registra 1.186 casos de Covid-19 e 18 óbitos em 24h; total de mortos chega a 4.451 e 218.307 infectados

Publicado

em

A Paraíba registrou, nesta sexta (26), 1.186 casos de Covid- 19. Também foram confirmados 18 novos óbitos desde a última atualização, sendo 14 deles nas últimas 24h. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde ao ClickPB desde a última atualização, 68 (5,73%) são casos de pacientes hospitalizados e 1.118 (94,27%) são leves.

Números Totais:

  • Casos Confirmados: 218.307
  • Óbitos Confirmados: 4.451
  • Casos Recuperados: 157.849
  • Testes Realizados:  649.865

Agora, a Paraíba totaliza 218.307 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 649.865 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Os óbitos ocorreram entre os dias 26 de janeiro e 26 de fevereiro de 2021, sendo quatro deles em hospitais privados, dois em residências e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 4.451 mortes. O boletim registra ainda um total de 157.849 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 622 novos casos, o que corresponde a 52,44% dos casos registrados nesta sexta. São eles: 

  • João Pessoa, com 358 novos casos, totalizando 57.888; 
  • Campina Grande, com 146 novos casos, totalizando 20.160; 
  • Patos, com 45 novos casos, totalizando 8.695; 
  • Catolé do Rocha, com 37 novos casos, totalizando 2.021; 
  • Cajazeiras, com 36 novos casos, totalizando 4.653.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 26/02/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta sexta, 206 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 18 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Boa Ventura (1), Cajazeiras (1), Campina Grande (2), Catolé do Rocha (1), Jacaraú (1), João Pessoa (8), Marcação (1), Pombal (1), São José de Piranhas (1) e Sousa (1). As vítimas são 10 homens e 08 mulheres, com idades entre 15 e 108 anos. Hipertensão foi a comorbidade mais freqüente e sete não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 71%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 91%. Em Campina Grande estão ocupados 57% dos leitos de UTI adulto e no sertão 81% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 70 pacientes foram internados nas últimas 24h.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 140.787 doses. Até o momento, 107.906 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 32.881 com a segunda dose da vacina. 

ClickPB

Continue lendo

PARAÍBA

EM CAJAZEIRAS: estudante morre vítima da covid-19 no dia do aniversário de 16 anos

Publicado

em

O estudante cajazeirense José Hugo Lins Félix, morreu vítima da covid-19 na tarde desta quinta-feira (25), o estudante faleceu no dia em que completou 16 anos, ele  deu entrada no Hospital Regional de Cajazeiras com fortes dores no abdômen e testou positivo para a doença.

De acordo com informações repassadas pelo HRC, o jovem teve complicações no intestino e acabou não resistindo.

José Hugo era morador do Distrito de Bom Jesus, município de São José de Piranhas, Sertão da Paraíba.

Polêmica Paraíba

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados