Connect with us

PARAÍBA

Volta a chover forte no Cariri, e moradores publicam fotos e vídeos da chegada das águas

Publicado

em

O mês de fevereiro não poderia ter sido melhor para os paraibanos, principalmente para os moradores do Sertão e do Cariri. As chuvas tão esperadas pelo nordestino, chegaram trazendo alegria e esperança dos agricultores. Muitos reservatórios receberam um bom volume de água. Em alguns cidades, a água que jorrou rio abaixo e chegou a formar cascatas, proporcionando um espetáculo da natureza. Alguns moradores chegaram a publicar fotos e vídeos nas redes sociais mostrando a chegada das águas nos açudes.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), nas últimas 72h choveu forte em parte do Estado, sendo que em três cidades o índice pluviométrico ficou acima dos 100 milímetros. Conforme o levantamento, os maiores índices pluviométricos foram detectados nas cidades de Condado (170 mm); Catingueira (140 mm) e Malta (125 mm).Na noite desta segunda-feira voltou a chover forte em algumas áreas do Cariri paraibano.

Segundo informações, na cidade de Monteiro choveu aproximadamente 30 mm, porém em localidades próximas as precipitações ultrapassaram os 100 mm.

O açude de Livramento, no Cariri, estava seco, mas com a chuva dos últimos dias, recebeu muita água. Em Taperoá, também no Cariri, os moradores ficaram felizes com a água que chegou ao açude Manoel Marcionilo durante o fim de semana.

No caso de Catingueira, além de renovar a esperança da população de que o período chuvoso desse ano seja regular e interrompa o ciclo de pelo menos quatro anos consecutivos de seca, a chuva do final de semana também elevou consideravelmente o nível do Rio Serra Branca. Segundo moradores, há anos o rio não registrava elevação tão significativa em seu volume.

No município de Condado, no Sertão paraibano, as precipitações pluviométricas alcançaram a marca de 170 mm em apenas uma noite de chuva. Tanta água fez o açude Engenheiro Arcoverde, que estava praticamente seco receber mais 5 milhões de m³ de água.

Na cidade de Catingueira, no Sertão do estado, o resultado da chuva foi visto neste começo de semana. Após oito anos, o Rio Serra Branca, um dos mais importantes da cidade, amanheceu com uma grande cheia. A chuva de 140mm garantiu água e o açude da região está sangrando.

A perspectiva é que o Açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, que abastece a região de Campina Grande, receba uma nova recarga a qualquer momento.

Veja o vídeo:

Severino Lopes

PB agora

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PARAÍBA

Empresário José Carlos, dono do Grupo São Braz e da Rede Paraíba de Comunicação, morre vítima de covid-19

Publicado

em

Faleceu nesta sexta-feira (05) em decorrência da Covid-19 o empresário paraibano José Carlos da Silva Júnior, dono do Sistema Paraíba de Comunicação e do Grupo São Braz. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 18 de fevereiro após testar positivo para a covid-19 e acabou não resistindo a uma parada cardiorrespiratória. De acordo com informações obtidas pelo ClickPB, inicialmente José Carlos não manifestou sintomas do novo coronavírus, mas foi internado mesmo assim como forma de prevenção, já que possuía comorbidades e em razão da idade avançada.

José Carlos tinha 93 anos de idade e já ocupou o cargo de senador da Paraíba entre os anos de setembro de 1996 e janeiro de 1997 e de junho a novembro de 1999, quando suplente de Ronaldo Cunha Lima. Ele também foi vice-governador da Paraíba de 1983 a 1986, durante a gestão de Wilson Braga. Wilson Braga também faleceu vítima de covid-19 no mês de maio de 2020.

Natural de Campina Grande, José Carlos era casado com Virgília Henriques de Oliveira Carlos, que faleceu em 2015 aos 89 anos de idade. Ele deixa três filhos: Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire.

Ainda no início da pandemia de covid-19, José Carlos perdeu um neto vítima da doença. Mateus Carlos tinha 34 anos de idade e faleceu no dia 30 de março de 2020, quando estava internado no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa. Mateus foi um dos primeiros paraibanos a falecer em decorrência do novo coronavírus.

O empresário Eduardo Carlos, pai de Mateus e filho de José Carlos, permanece internado em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês se tratando da covid-19. Ele foi internado pouco após o seu pai. 

Continue lendo

PARAÍBA

Com chegada de novas remessas da vacina contra a Covid-19, idosos de 70 a 80 anos na Paraíba serão imunizados até março

Publicado

em

Com a chegada de novas remessas da vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira (3) na Paraíba, a imunização de idosos de 70 a 80 anos na Paraíba será efetivada. A estimativa, segundo o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, em entrevista ao ClickPB, é de que toda a população nessa faixa etária seja imunizada durante todo o mês de março, além dos profissionais de Saúde da linha de frente de combate ao coronavírus. Atualmente estão recebendo as doses os idosos com mais de 75 anos.

De acordo com ele, com a continuidade do envio das remessas das doses de vacinas, no cronograma previsto no Plano Nacional do Ministério da Saúde, conforme forem chegando novas remessas o público alvo será ampliado, sendo assim, a próxima faixa etária será de idosos entre 60 e 69 anos.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quarta-feira (3), a Paraíba já passa de 224.287 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, com 4.588 mortes confirmadas. São 1.118 novos casos e mais 30 mortes na última atualização. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença e 206 cidades registraram óbitos.

ClickPB

Continue lendo

Facebook

Publicidade

Copyright © 2020 Barra Portal - Todos os direitos reservados